FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Como ajudar o seu filho a desenvolver a fala?
quinta-feira, 11 julho 2019 09:39
Cada criança tem o seu ritmo na hora de desenvolver a fala, no entanto, existem sinais de alerta que os pais devem ter em atenção. Saber distinguir se o ritmo da criança é diferente ou se existe um problema a nível da linguagem é fundamental na hora de ajudar as crianças a desenvolver a fala.
 

 

O atraso na aprendizagem da fala pode surgir devido a um problema fisionómico oral, que limita os movimentos que permitem a fala, ou de problemas a nível cerebral que dificultam a coordenação dos lábios, língua e maxilar. Problemas de audição estão também bastante associados a atrasos na linguagem.

 

O envolvimento do seio familiar é fundamental para que a criança possa ser ajudada e ultrapasse problemas na linguagem. Comunicar com a criança através da fala, do canto, da leitura e do encorajamento em imitar gestos e sons é uma das estratégias que podem utilizadas, bem como aproveitar situações do dia a dia para estimular o discurso da criança. A família deve evitar falar de forma infantil e fazer perguntas à criança, reconhecendo as duas perguntas e mantendo o discurso de forma simples.

 

A família deve ainda estar atenta a alguns sinais da criança que demonstram que algo não está bem: se o bebé não reagir ao som nem o vocalizar, deverá ser avaliado por um médico. Se aos 12 meses a criança não se manifestar através de gestos e acenos ou se, aos 18 meses, preferir os gestos à vocalização para comunicar, talvez esteja na hora de consultar um especialista. Outros indícios são, por exemplo, não conseguir construir frases espontaneamente aos dois anos e não comunicar as suas necessidades nem seguir ordens simples.

 

Perante os primeiros indícios de desconfiança, a criança deverá ser avaliada por um terapeuta da fala, que a ajudará a melhorar as competências da linguagem tendo em conta a linguagem recetiva e expressiva (ou seja, o que ela percebe e diz), a clareza do discurso, a capacidade motora da boca e o desenvolvimento do som.

 

Fonte: CUF

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview