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Quer ter um estilo de vida mais saudável? Siga estas dicas!
quinta-feira, 08 agosto 2019 11:51

É sabido que existem dois grandes alicerces para ter um estilo de vida saudável: exercício físico e uma alimentação saudável. Os hábitos de vida saudáveis devem ser implementados desde a infância, tornando a família num fator imprescindível nesta tarefa. Diana e Silva, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Porto, partilha consigo algumas dicas para conseguir ter um estilo de vida mais saudável.

 

1. Comer cinco refeições por dia (tanto as crianças como os adultos);

2. Não deixar de tomar o pequeno-almoço. “Sabemos que muitas das nossas crianças e adultos saem de casa sem comer. Uns simplesmente não tomam e outros fazem-no no café da esquina. Devíamos ter o hábito de uma primeira refeição saudável.” Ou seja, comer um lácteo (leite ou iogurte), um pão “normal” (evitar tudo o que seja embalado pois os produtos frescos nunca estão embalados), com compota ou queijo e uma peça de fruta;

3. A meio da manhã, devemos sempre comer alguma coisa, como uma peça de fruta ou meio pão;

4. Ao almoço e jantar, “é fundamental que em qualquer grupo etário haja um consumo generoso de sopa. É um dos alimentos mais saciantes e com menos aporte calórico, por isso deve estar presente no início das grandes refeições”, salienta a nutricionista;

5. Em relação às proteínas, utilize o truque da proteína na palma da mão que Diana e Silva ensina: “em termos práticos, o que aconselhamos às pessoas é que a proteína deve ser medida pela palma da sua mão. Os estudos feitos com a população portuguesa têm vindo a apontar um consumo exagerado de proteínas e uma diminuição do consumo dos hidratos de carbono complexos, como o arroz, batata, feijão, grão…”São ricas em minerais fundamentais para o nosso desenvolvimento e para algumas funções orgânicas. Devem ser consumidas pelo menos três vezes por semana”. De acrescentar que as leguminosas são tão importantes que na última revisão da roda dos alimentos passaram a representar um grupo específico;

6. Diana e Silva reforça que “há que evitar cereais extremamente açucarados e achocolatados que são um autêntico flagelo, sobretudo para as crianças. É preferível comer pão.”;

7. Introduza os produtos hortícolas na alimentação pois são essenciais, sejam cozidos, salteados ou crus;

8. Ingerir uma quantidade generosa de hidratos de carbono, como massa, arroz, batata;

9. Evite os fritos. Estes só devem ser ingeridos em ocasiões muito especiais. Muitos dos produtos que atualmente se fritam também se podem fazer no forno;

10. A fruta e a água são necessidades transversais a todos os grupos etários. Não deve trocá-los por sumos de pacote ou outras bebidas açucaradas;

11. Substituir o sal por ervas aromáticas;

12. Procure técnicas saudáveis para a confeção dos alimentos.

 

Fonte: Hospital Lusíadas 

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