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Nove recomendações para viajar de carro em segurança
segunda-feira, 26 agosto 2019 11:13

Com o final das férias à vista, os cuidados em viagens de carro devem ser redobrados, principalmente se houver crianças a bordo e a viagem for longa. O blogue do Programa Nacional de Promoção Alimentar Saudável, da Direção-geral de Saúde (DGS) partilha nove recomendações a ter em conta para que o regresso a casa seja feito em segurança.

 

Hidrate-se e beba água

Nestas viagens, especialmente nos períodos de maior calor, uma correta hidratação é essencial. Quando estamos desidratados a nossa capacidade de atenção e reação está diminuída, o que não deve acontecer. Em particular para quem conduz. Mas a desidratação também se associa a irritação e má-disposição. Leve sempre consigo uma ou mais garrafas de água, arrefecidas na noite anterior, em quantidade suficiente para todos os elementos presentes no carro. E prefira roupas frescas que não o façam suar em excesso.

 

Opções práticas

Opte por alimentos práticos e de fácil consumo. Os frutos oleaginosos (noz, amêndoa, amendoim, pinhão, avelã) são uma excelente opção. Fornecem energia de qualidade, prolongam o período sem fome, são saborosos e ocupam pouco espaço. Conheça as possíveis combinações de frutos oleaginosos com frutas aqui.

 

Prefira alimentos que não se alterem com o calor

O pão (mistura ou integral), frutos oleaginosos, a fruta lavada e até fruta seca (alperces, figos secos…) são boas opções.

 

Pré-prepare os alimentos para comer enquanto viaja

Lave a fruta, separe os bagos das uvas, faça sandes mini, tenha guardanapos suficientes, pense em quem vai comer e adeque as porções. Lave bem as mãos antes de iniciar a preparação. Se fizer as sandes na noite anterior, guarde tudo no frigorífico.

 

Evite levar certo tipo de alimentos

Alimentos com molhos (maionese, natas), gelatina, produtos de pastelaria com cremes (creme de ovos, chantilly), marisco, quiches, empadas ou folhados que poderão facilmente alterar-se com o calor e apresentar risco microbiológico.

Se optar por levar alimentos mais perecíveis (queijo, fiambre, iogurtes, etc.) acondicione-os em geleiras, sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo ou placas frias para manter a temperatura. O mesmo para os sumos naturais.

 

Aproveite as paragens para esticar as pernas e beber água

Faça alguns alongamentos. Se estiver muito calor evite estar ao ar livre. Arrume a comida em lugar protegido do calor e de fácil acesso ao longo da viagem.

 

Faça uma pequena refeição antes de iniciar a sua viagem

Evite passar longos períodos sem comer, especialmente se as viagens forem longas.

 

Antes da viagem, verifique se:

Tem o automóvel em lugar fresco, ar condicionado em boas condições e o telemóvel carregado. Evite iniciar uma viagem com alimentos guardados num automóvel já quente.

 

Por fim, a regra número um em dias de viagem com muito calor

Evite totalmente qualquer bebida alcoólica. O álcool aumenta o risco de desidratação, retira a capacidade de reação, dá uma falsa sensação de controlo e é responsável por grande parte dos acidentes na estrada.

 

Fonte: Programa Nacional de Promoção Alimentar Saudável, da Direção-geral de Saúde (DGS)

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