FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Síndrome de Reye: já ouviu falar?
terça-feira, 08 outubro 2019 11:56

A síndrome de Reye é uma doença que afeta o cérebro e o fígado, podendo ocorrer após uma infeção viral como varicela ou gripe. Também pode acontecer depois de tomar aspirina ou salicilatos. Apesar de menos de uma criança por cada 100 mil ser afetada com a doença, o jovem pode sofrer consequências graves e até fatais. Leia mais sobre o assunto com a Saúde CUF.

 

Quais as causas?

A síndrome de Reye afeta tanto latentes como adolescentes de ambos os géneros.

As causas desta síndrome não são totalmente conhecidas. Vários estudos científicos parecem demonstrar uma associação entre uma infeção de origem viral e a administração de medicamentos que contêm salicilatos. Pensa-se que a síndrome afeta as mitocôndrias, células essenciais para o fornecimento de energia e para o funcionamento do fígado. Não se sabe, porém, porque ocorre esta disfunção mitocondrial.

Quais os sintomas?

Nas crianças e adolescentes, a síndrome de Reye pode manifestar-se através de sonolência, irritabilidade, vómitos frequentes, convulsões, perda de consciência ou coma e fraqueza muscular ou paralisia.

Qual o diagnóstico e tratamento?

Para o diagnóstico atempado é muito importante a suspeita clínica. Todavia, o recurso a meios complementares, como análises de sangue, TAC, ressonância magnética e/ou punção lombar são essenciais.

O tratamento da Síndrome de Reye precoce numa Unidade de Cuidados Intensivo pode ser determinante.

Qual o prognóstico?

O prognóstico depende da gravidade dos sintomas da doença, da suscetibilidade do doente e da rapidez do diagnóstico e tratamento. Mas é uma doença com uma mortalidade elevada. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, maiores são as possibilidades de sobreviver sem sequelas.

Fonte: Saúde CUF

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview