FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Saiba como prevenir as cáries dentárias com estas dicas
sexta-feira, 06 dezembro 2019 12:48
Para cuidar da sua saúde oral e prevenir o aparecimento de cáries são necessários alguns cuidados, para além da escovagem diária. No caso do desenvolvimento de cáries, poderá ser necessário desvitalizar ou extrair o dente afetado. Siga os conselhos do médico dentista José Afonso Teixeira.
 
As 10 dicas para uma melhor saúde oral:
 
1. Reduza o consumo de açúcares: os açúcares são a principal fonte de produção de ácidos pelas bactérias responsáveis pela cárie dentária. Quando ingerir açúcares escove os dentes ou enxague a boca.
2. Use fio dentário: reduz a formação de placa bacteriana, promovendo a saúde dentária e gengival.
3. Escove os dentes após as refeições: a escovagem reduz o biofilme oral que contém as bactérias responsáveis pela cárie dentária. As pastas com flúor contribuem ainda para a remineralização dos dentes.
4. Troque de escovas a cada 3 meses: as escovas têm uma longevidade de cerca de 3 meses. Se as cerdas abrirem antes desse período, está na altura de trocar de escova.
5. Escove os dentes antes de dormir: a salivação diminui quando dormimos, o que reduz a ação remineralizante da saliva sobre os dentes.
6. Evite fumar: o tabaco reduz a imunidade da flora oral, o que por sua vez aumenta a incidência da cárie dentária.
7. Beba água: o flúor presente na água contribui para a redução da cárie dentária de 20% a 40%, de acordo com estudos realizados. A água contribui também para o aumento da salivação, equilibrando o PH da boca e reduzindo o desenvolvimento de bactérias.
8. Não ranja os dentes: apertar ou ranger os dentes pode provocar fendas e desgastar os dentes, levando à acumulação de bactérias.
9. Higienize a língua: a língua é uma zona esquecida na higiene, onde se acumulam bactérias.
10. Visite o seu médico dentista regularmente: apenas um médico dentista poderá diagnosticar as cáries dentárias e agir em conformidade.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview