FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Como prevenir constipações através da alimentação
quinta-feira, 23 janeiro 2020 11:51
Com a chegada do Inverno, ficamos mais expostos a gripes e constipações. Saiba que há determinados alimentos que poderão fazer toda a diferença na promoção da sua saúde nesta altura do ano, quando inseridos numa dieta equilibrada. Siga os conselhos da nutricionista Catarina Sofia Correia, da clínica Tejo Saúde.
 
1. Espinafre: como é um vegetal de folha verde-escura, é rico em vitamina E e C, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunitário. Consuma-o num batido e adicione frutas como laranja e kiwi, ou cru numa salada com azeite e limão, para melhorar os sintomas da sua constipação ou gripe.
 
2. Gengibre: uma chávena de chá de gengibre é aquilo que precisa quando está com uma constipação. As suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a limpar o congestionamento do nariz e da garganta, e alguns estudos mostram que tem também propriedades antivirais, podendo prevenir o aparecimento da constipação ou gripe.
 
3. Alho: estimula o sistema imunitário e possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas, prevenindo o aparecimento de constipações e gripes. Pode ainda melhorar os sintomas.
 
4. Pimento vermelho: é um alimento rico em vitamina C, que tem um papel importante no sistema imunitário, principalmente na doença.
 
5. Sopa: preparada com legumes, hortaliças e leguminosas, é uma ótima opção para combater as baixas temperaturas, saciar a fome e enriquecer-nos com fibra, vitaminas e minerais. A fibra contribui para o bom funcionamento intestinal e regulação do colesterol sanguíneo, e as vitaminas e os minerais ajudam a prevenir gripes e constipações. A ingestão de sopa ajuda também a hidratar o organismo.
 
6. Aveia: os flocos de aveia são uma grande fonte de vitamina E, que estimula o sistema imunitário. Contém também polifenóis (antioxidantes) e fibras, que, para além de fortalecerem o sistema imunitário, promovem a saciedade.
 
7. Curcuma: o composto natural da curcuma é um potente anti-inflamatório, estando demonstrado que aumenta a atividade das células imunes e melhora a ação dos anticorpos. Certifique-se de que combina a curcuma com pimenta preta, para aumentar a absorção de curcumina. Experimente a bebida “Golden Milk” - a uma bebida vegetal à escolha, adicione gengibre, curcuma, pimenta preta, canela e óleo de coco.
 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview