FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Como manter o seu bem-estar psicológico em tempos de pandemia?
terça-feira, 17 março 2020 11:55

Preservar o bem-estar mental e a serenidade em tempos de pandemia pode parecer fácil para uns, mas é, seguramente, difícil para todos aqueles que sofrem com ansiedade ou depressão. Manter-se conectado à sua família e amigos, respeitar horários e rotinas e compreender as suas emoções são alguns dos passos que deve seguir para ultrapassar este período com mais serenidade. Leia as dicas do Vital Health.

 

Compreenda a ansiedade

Primeiramente, é importante saber isto: é normal estar mais ansioso ou agitado. Face à nova pandemia e à constante atualização noticiosa sobre o impacto do novo coronavírus, que é ainda desconhecido, é comum esta situação gerar emoções negativas. Não fuja desses pensamentos: encare-os, entenda-os e descomplique-os com normalidade.

 

Mexa-se!

Sabia que a prática de exercício físico tem um enorme peso na sua saúde mental? A par dos benefícios que tem no seu corpo, também irá desenvolver a sua disciplina, persistência, espírito de resiliência e autoestima. Manter-se fisicamente ativo melhora a sua performance no trabalho e nos relacionamentos. Pelo seu bem-estar mental: mexa-se! natalia figueredo f1O4eekgz44 unsplash 8a1b3

 

Já meditou hoje?

Meditar não é apenas cruzar as pernas e tocar com o polegar no indicador. É sobretudo estar atento à qualidade dos seus pensamentos, pois esta influencia diretamente as suas emoções. Abra a janela, respire fundo e fique em silêncio. Também pode optar por instalar uma aplicação que o ajude para esse efeito. Existem inúmeras app's que o ajudam a meditar, mesmo que nunca tenha experimentado, como é o caso da Headspace, Lojong e Medite.se.

 

Não descure uma alimentação saudável

Estar em casa não deve ser desculpa para descurar uma alimentação saudável. Não salte refeições, mantenha os horários para comer e aproveite para beber água! Pode ainda tirar partido do tempo em casa para experimentar novas receitas.

 

djurdjica boskovic G8 A4ZWxE3E unsplash 2a24dCrie novas rotinas e evite a preguiça

Costuma ir trabalhar de pijama ou responder a email do seu sofá? Não! Se está a trabalhar a partir de casa, não se deixe levar pelo conforto de passar o dia de pijama ou de trabalhar deitado. Vista-se, escolha um local da casa destinado ao trabalho e não se esqueça de fazer pausa para o almoço.

 

Mantenha-se conectado a amigos e família

Estar isolado em casa não é sinónimo de estar desconectado das pessoas de quem gosta. Existem aplicações onde é possível realizar chamadas de grupo e fazer jogos, no entanto, pode também optar pelo clássico telefonema. Ligue à sua família, meta a conversa em dia com os seus amigos e, claro, não se esqueça de ligar aos mais velhos. Faça-lhes companhia!

 

Informe-se com fontes fidedignas

Ao invés de ser bombardeado com vídeos, áudios, textos, teorias da conspiração, notícias e relatos falsos, proteja-se! Tire partido da sua casa e mantenha-se ativo e distraído com outras atividades. Informe-se duas vezes por dia, com fontes fidedignas, e evite estar constantemente em contacto com o assunto.

 

Resgate aquele livro da estante

Não andava sempre a queixar-se da falta de tempo livre? Aproveite este período para resgatar o livro que tem na sua estante a ganhar pó, ou releia livros de que goste. Volte a fazer as pazes com os seus hábitos de leitura.

 

Lembra-se daquele projeto? É agora!

Quantas vezes sonhou com aquele projeto que nunca teve tempo para fazer? É agora. Contrarie a ansiedade e o medo com motivação e esperança. Passe as suas ideias para o papel, organize-se e comece a trabalhar.

 

Séries, filmes, documentários… mas cuidado com a escolha!

Vivemos numa época em que existem inúmeras plataformas que nos oferecem filmes, séries e documentários para nos entretermos. No entanto, se tem tendência a sentir-se depressivo ou ansioso, evite conteúdos com temas pesados ou que o deixem mais agitado. E que tal fazer umas pipocas e assistir a uma comédia hoje? david mao m0l5J8Lqnzo unsplash eb96d

 

Mantenha hábitos de sono saudáveis

Mantenha o seu horário para dormir e para acordar, pois hábitos de sono saudáveis são fundamentais para uma saúde mental equilibrada. Evite deitar-se tarde ou ficar na cama toda a manhã. Aproveite a luz do dia, abra a janela, apanhe sol da sua varanda. 

 

Pode ainda ler, através desta ligação, as orientações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que publicou conselhos para preservar o seu bem-estar durante a pandemia.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview