FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Saiba como ajudar uma criança a compreender o coronavírus e a importância do isolamento social
segunda-feira, 23 março 2020 12:08
Em tempos de isolamento social, em que as escolas estão fechadas, a maior parte das empresas se encontram em regime de teletrabalho e as saídas são reduzidas às idas semanais ao supermercado, é inevitável que as crianças comecem a questionar-se quanto ao porquê de permanecerem em casa, podendo ter já informações erradas de colegas ou amigos. Pais, adultos e cuidadores devem explicar-lhes o que se passa, de modo a mantê-los tranquilos. Leia as dicas do Vital Health.
 
Explique o que é o vírus e como se transmite
 
Explique a situação atual de forma calma e com palavras simples. Por exemplo: O coronavírus é tão pequeno, que só o podemos ver através de um microscópio. Tem este nome porque se parece com uma coroa, e é muito contagioso. Está a espalhar-se muito rapidamente por todo o mundo através de gotículas que libertamos quando falamos, tossimos ou espirramos, que ficam nos objetos ou nas nossas mãos. Muitas pessoas estão a ficar doentes, com febre, tosse e dificuldade em respirar, e têm que ficar no hospital para não passarem o vírus a outras e melhorarem.
 
 
Faça a criança sentir-se útil
 
Diga que ela também pode ser um herói desta pandemia se cumprir com as regras estabelecidas, evitando que mais pessoas fiquem doentes.
 
 
Explique como se pode proteger a si e aos outros através de experiências divertidas
 
Para ser um herói, informe a criança de que tem que lavar frequentemente as mãos, tossir e espirrar para o antebraço, avisar quem lhe assoa o nariz para deitar o lenço fora e lavar as mãos de seguida, bem como não tocar na cara, evitar dar muitos abraços e beijinhos e ficar em casa.
 
Faça experiências sobre a importância de lavar as mãos colocando pimenta preta num prato com água, e, noutro prato, água e sabão. Peça à criança que coloque o dedo no prato do “vírus” e que de seguida o lave bem, no prato com sabão. Depois, diga-lhe para colocar novamente o dedo no prato com a pimenta, cujos grãos devem agora afastar-se do dedo limpo.
 
Explique como lavar as mãos usando a música introdutória dos seus desenhos animados preferidos, por exemplo.
 
 
Nickelodeon SpongeBob Lavar Maos a288c
 
 
Reconheça os seus sentimentos e seja carinhoso
 
Estar longe da escola e dos amigos pode ser complicado para uma criança. Reconheça a sua tristeza, mas lembre-a de que o isolamento não irá durar para sempre. Aproveite para passar mais tempo com ela, revisitando jogos da sua infância ou atividades há muito esquecidas.
 
 
Transmita segurança e tranquilidade
 
Reforce que não ficarão em casa para sempre, só por uns dias. Se considerar que é uma boa brincadeira, junte-se ao movimento Vamos Todos Ficar Bem e faça cartazes com o seu filho. Pode também optar por outras mensagens inspiradoras.
 
 
Mantenha o contacto com familiares
 
Caso a separação por motivos hospitalares ou por quarentena em diferentes locais ocorra, procure manter um contacto regular com os familiares através de chamadas telefónicas e chamadas de vídeo, de modo a tranquilizar a criança. Também pode fazer jogos através de chamadas de vídeo.
 
 
Mantenha a rotina
 
Procure manter a rotina da criança tanto quanto possível, ajudando-a a estudar (se estiver em idade escolar), e crie novas rotinas que incluam tempo para brincar. Acima de tudo, lembre-se de que quanto mais calmo estiver, mais calma estará a criança.
 
 
Pode ainda ler os conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Ordem os Psicólogos.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview