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Sente-se psicologicamente cansado da quarentena? A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal deixa-lhe alguns conselhos
quinta-feira, 02 abril 2020 10:28
Com o objetivo de ajudar as pessoas com diabetes a manter o seu bem-estar psicológico durante a quarentena ou isolamento social, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) apresenta 10 conselhos elaborados pela psicóloga clínica da associação, Ana Lúcia Covinhas.
 
“É normal sentir mais ansiedade, stress, irritabilidade, zanga, sentimentos depressivos, insónia e frustração. Estes sintomas resultam da sensação de privação de liberdade, conjuntamente com o medo de contrair a infeção ou o medo de não ter as provisões suficientes para atravessar este período. Resultam também do crescendo da desinformação resultante do confronto entre várias fontes informativas”, esclarece a psicóloga.
 
 
 
Para enfrentar esta fase desafiante com maior bem-estar, a especialista aconselha a que:
 
1. Cumpra escrupulosamente as orientações das instituições de referência de autoridade da saúde, quer nos comportamentos de prevenção à propagação do vírus, quer no cumprimento do isolamento social a que a quarentena obriga.
 
2. Selecione fontes de informação credíveis e confie nelas. Não há razão para as autoridades esconderem informação, uma vez que precisam da colaboração de todos.
 
3. Tenha cuidado com as informações que circulam nas redes sociais. Não temos como saber se são verdadeiras. Saiba que o medo leva a interpretações irracionais e a aumentar a dimensão da realidade, o que amplifica e potencia emoções negativas.
 
4. Informe-se das linhas de apoio geral e de apoio à diabetes. Peça ajuda!
 
5. Esteja atento às redes sociais de grupos de pessoas com diabetes. A interajuda é fundamental neste período, além de poder aprender com outras pessoas.
 
6. Aproveite o tempo que está em casa para fazer coisas que lhe dão prazer, aquelas para as quais se queixa de “não ter tempo”. Faça listas para agora e para depois!
 
7. Procure manter os seus ritmos diários de sono, padrão alimentar adequado e o exercício físico possível.
 
8. Contacte familiares e amigos. Mantenha-se em rede. A comunicação aproxima-nos, ajuda a relativizar as preocupações, combate o aborrecimento e reduz a ansiedade.
 
9. Seja altruísta e procure o altruísmo nos outros. Além de nos engrandecer enquanto seres humanos, promove o bem-estar físico e psicológico. Participe nas correntes de apoio que começam a surgir (como ir à janela bater palmas aos profissionais de saúde que cuidam de nós ou cantar em conjunto ou outras que nos façam ir à janela, todos à mesma hora). A comunidade apoia-se e todos sabem exatamente o que está a sentir.
 
10. Acima de tudo, seja criativo. A criatividade liberta e dá poder.
 
 
 
Para as pessoas com diabetes com mais de 60 anos, consideradas grupo de maior risco, como os idosos e pessoas com outras doenças crónicas, a quarentena rigorosa é ainda mais importante, sendo esse grupo o foco de maior preocupação por parte da associação.
 
José Manuel Boavida, presidente da APDP, salienta que “garantir um sentimento de segurança e proteção é um dos principais objetivos da associação. Para tranquilizar, a APDP implementou um sistema de teleconsultas, com contactos diários aos seus utentes para dar uma palavra de conforto, criou uma linha de atendimento telefónico gratuito para prestar aconselhamento especializado de apoio e orientação a adultos com diabetes e seus familiares, criou um serviço domiciliar de entrega de medicamentos e continua a assegurar os novos casos de diabetes ou situações urgentes”.
 
O número de telefone da linha de apoio da APDP é o 21 381 61 61 e está disponível das 8h00 às 20h00, incluindo fins-de-semana.
 

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