FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Saiba como manter um estilo de vida saudável em tempos de isolamento social
terça-feira, 14 abril 2020 11:38
Num momento em que não é aconselhável sair de casa, não deve esquecer o seu bem-estar físico e emocional. Nesse sentido, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) apresenta um conjunto de dicas práticas para que mantenha um estilo de vida saudável em tempos de isolamento social.
 
1. Planeie as refeições com alguma antecedência, incluindo alimentos que façam parte de um plano alimentar saudável, de modo a evitar episódios de ingestão compulsiva.
 
2. Evite períodos prolongados sem comer. Fazer cerca de cinco a seis refeições diárias é uma boa estratégia para controlar o apetite ao longo do dia, dando primazia a uma maior ingestão alimentar na primeira parte do dia, e diminuindo a quantidade consumida ao final do dia.
 
3. Mantenha-se hidratado. Evite as bebidas açucaradas e as bebidas alcoólicas.
 
4. Assegure uma boa higiene do sono, mantendo horários regulares de deitar e levantar ao longo da semana (incluindo ao fim-de-semana), não use ecrãs antes da hora de dormir e crie uma rotina de relaxamento antes da hora de deitar.
 
5. Limite o consumo dos alimentos mais densamente energéticos a um dia/ocasião e privilegie as opções menos industrializadas, como por exemplo um bolo ou biscoitos feitos em casa, envolvendo, se possível, a família.
 
6. Faça pausas ativas durante o dia. Mantenha-se ativo em casa, seja com tarefas domésticas ou atividades de lazer. Cuide das plantas, faça limpezas, dance ou faça brincadeiras ativas com as crianças…, mas aproveite para se divertir!
 
7. Tenha atenção à quantidade de alimentos consumida. O controlo das porções é uma das medidas mais aconselhadas no controlo da ingestão calórica diária e do peso corporal. Após uma refeição deve sentir-se saciado, mas não deve ter a sensação de que “comeu demais”.
 
8. Coma devagar, o que permitirá controlar melhor o que come, dando atenção aos sinais internos de saciação, a ter uma maior consciência do que ingere e a ter um maior prazer na refeição.
 
9. Faça exercício regularmente. Aproveite para praticar diariamente 30 minutos de atividade física de intensidade moderada a intensa. Nas crianças e adolescentes, o tempo deverá ser de pelo menos 60 minutos por dia.
 
10. Controle o seu peso e esteja atento aos sinais menos positivos relacionados com a sua saúde.
 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview