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Saiba como reforçar a sua visão de longa distância sem sair de casa
quarta-feira, 29 abril 2020 11:54
Durante a situação de emergência de Saúde Pública fruto da pandemia de COVID-19, o aumento da exposição a ecrãs de televisão, computadores e dispositivos inteligentes pode causar a síndrome do olho seco, uma doença que afeta cerca de 20% da população adulta portuguesa. Para melhorar a sua saúde visual e exercitar a sua visão de longa distância, a Alcon propõe-lhe alguns exercícios, que pode realizar sem sair de casa.
 
A síndrome de olho seco ocorre quando a superfície dos olhos não se encontra protegida pelas lágrimas, devido a um défice na quantidade ou qualidade da camada lacrimal.
 
Para a combater, Francisco Alba Bueno, field medical advisor da Alcon Iberia, diz que “é necessário manter hábitos saudáveis e utilizar uma solução que restaure a humidade dos olhos e atue rapidamente para melhorar a qualidade de vida dos doentes”.
 
Além disso, passar muito tempo num espaço fechado pode afetar a visão de longa distância. O responsável esclarece que “a visão humana é projetada para ver em espaços abertos, e a necessidade de adaptação a distâncias curtas por muito tempo pode causar fadiga e stress visual. Por esta razão, é importante exercitar os nossos olhos para fortalecê-los”.
 
 
Nesse sentido, a Alcon partilha algumas dicas e exercícios para proteger a sua saúde ocular sem sair de casa:
 
1. Utilizar gotas lubrificantes que mantenham a humidade dos olhos.
 
2. Evitar o fumo do tabaco para prevenir a irritação ocular.
 
3. A utilização de humidificadores é aconselhável, para evitar que o ambiente seja demasiado seco e possa provocar a evaporação de lágrimas, situação que pode ser também derivada da utilização da calefação.
 
4. Deve iluminar os espaços 50% abaixo do nível de luminosidade do ecrã do computador, além de utilizar ecrãs de qualidade, ajustando o tamanho da fonte e o brilho.
 
5. Deve adotar uma boa postura e manter-se a uma distância adequada ao trabalhar com o computador e outros dispositivos com ecrãs.
 
6. É recomendável fazer uma pausa a cada 20 minutos, retirar a visão do ecrã e focar o olhar durante 20 segundos num objeto colocado a seis metros de si, primeiro, e depois noutro mais próximo durante o mesmo período.
 
7. Ácidos gordos como ómega 3 e as vitaminas A, C e E, são benéficos para a saúde ocular. Antioxidantes como a luteína têm uma importante capacidade de agir como filtro de luz contra alguns dos efeitos nocivos da luz solar. É essencial beber pelo menos dois litros de água por dia para manter uma boa hidratação.
 
8. Os utilizadores de lentes de contacto devem continuar a praticar uma utilização segura das mesmas, tendo em conta os hábitos de higiene, como lavar sempre as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes.
 
9. Existem lentes desenhadas com materiais específicos para manter a hidratação ocular, que ajudam a manter o conforto ao longo do dia e visão clara, podendo ajudar a prevenir a secura dos olhos secos durante a utilização de ecrãs.
 

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