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Cinco atividades físicas que pode realizar em confinamento
quinta-feira, 21 janeiro 2021 10:12
Nesta altura de confinamento, combater o stresse e a ansiedade é essencial. Por isso, a realização de atividade física regular, ajuda a prevenir patologias do foro psicológico e, também, físico, tais como a redução do risco cardiovascular.
 

A prática de atividade regular ajuda, não só a combater o stresse e a ansiedade, contribui para o equilíbrio do peso e redução de gordura no organismo, tal como fortalece o sistema musculosquelético, reduz o risco de doença cardiovascular e ajuda a controlar o colesterol e o açúcar no sangue.

De acordo com um artigo do Cardio 365%, um projeto informativo multiplataforma que pretende auxiliar os portugueses a prevenir doenças do foro cardiovascular, "quando praticada regularmente, a atividade física fortalece o músculo cardíaco e, por conseguinte, melhora a capacidade do coração para bombear sangue para os pulmões e para o resto do corpo".

Neste sentido, o Cardio 365% explica 5 formas de realizar atividade física em casa:

1. Correr

É uma atividade que pode ser feita também dentro de quatro paredes. Isto consoante as seguintes opções: um lugar livre em casa; um corredor comprido; se tiver escadas, pode subir e descer, ou utilizar uma passadeira de caminhada e corrida. Isto engloba também as tarefas domésticas como limpar o chão ou aspirar.

2. Pedalar

Outra opção são as bicicletas estáticas, um equipamento desportivo que se pode ter em casa e oferece a possibilidade de treinar dentro de casa, sem cansar articulações. Estas bicicletas equivalem ao ciclismo, um desporto que utiliza os músculos das pernas e ajuda a emagrecer e elevar o ritmo cardíaco, além de estar comprovado que diminui a ansiedade e o stresse.

3. Fazer um treino de resistência

Pode realizar um treino de resistência para reforçar a massa muscular e queimar gordura, com alternativas aos alteres, com por exemplo garradas cheiras de água ou enlatados. Os mais fáceis de realizar são os de bíceps, tríceps, abdominais, agachamentos e pranchas. Faça, numa fase inicial, por repetições.

4. Realizar um treino intervalado de alta intensidade

Pode realizar treinos de alta intensidade, por exemplo, correndo durante um minuto e caminhar durante três minutos, por ciclos. Isto porque aumentar e baixar o ritmo cardíaco, além de queimar calorias, melhora o sistema vascular.

5. Praticar ioga

O ioga e a meditação são atividades essenciais e ótimas para a saúde mental e para a saúde do coração. Realizar várias posturas de forma tranquila, irá ajudar a fortalecer e tonificar os músculos, bem como melhorar a atenção e controlo emocional.

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