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“Olhe pelas Suas Costas” partilha seis dicas fundamentais
quinta-feira, 18 fevereiro 2021 10:56
A vida confronta-nos, frequentemente, com decisões inadiáveis, desde logo com os cuidados que devemos ter com a saúde. Isso mesmo é traduzido na campanha “Olhe pelas Suas Costas”, ao partilhar seis conselhos a seguir “à risca”, para prevenir lesões na coluna. “As dores nas costas afetam cerca de sete milhões de portugueses em algum momento da sua vida, sendo o perigo de lesão na coluna uma das situações mais comuns resultantes de comportamentos que adotamos diariamente, como a utilização do telemóvel e o transporte de peso excessivo. Como tal, é fundamental adotar algumas medidas preventivas para evitar consequências mais graves para a coluna”, faz notar Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador da campanha.
 

“Olhe pelas Suas Costas” partilha seis dicas fundamentais sobre essas as atitudes preventivas e posturas corretas que devem ser adotadas nos vários momentos do nosso dia a dia:

• Não é confortável? Não utilize! Os sapatos de salto alto conferem maior elegância à postura, mas podem ser prejudiciais para a sua coluna. É fundamental a escolha de um calçado confortável, evitando os saltos altos, de forma a prevenir as dores nas costas. Não se esqueça de que a curvatura das costas, que é aumentada com o uso de sapatos de salto alto, tende, com o tempo, a provocar lombalgias;

• O desporto faz bem ao corpo e à mente! Praticar exercício físico regular, mesmo que seja apenas por curtos períodos, e manter o peso controlado são duas ações fundamentais para prevenir lesões na coluna. Além disso, mesmo durante o período de confinamento, a prática de exercícios de relaxamento pode evitar situações de stresse;

• Não tenha receio de contactar o seu médico! Não desvalorize as dores persistentes, vá a consultas de rotina. Afinal, uma pequena dor nas costas pode parecer não ter importância, mas quando não cede em duas a quatro semanas, deve ser avaliada por um médico. Além disso, se tiver dúvidas sobre que hábitos estão a prejudicar a saúde da sua coluna ou quiser saber quais são os exercícios mais adequados para o seu caso, deve pedir sempre aconselhamento a um profissional de saúde.

• Há tempo para tudo! Faça pequenas pausas durante o período de trabalho e não fique muito tempo na mesma posição. A dica adequa-se tanto a pessoas que passam demasiado tempo em pé, como a pessoas que passam o dia sentadas em frente a um computador. Ficar muito tempo na mesma posição pode tornar a coluna mais rígida, aumentando a tensão muscular e, consequentemente, as dores nas costas;

• É sempre uma boa altura para deixar de fumar! A nicotina restringe o fluxo de sangue para os discos (que amortecem as vértebras) e aumentam a taxa de alteração degenerativa. O tabaco é uma das causas do desgaste da coluna vertebral, uma condição que propicia o aparecimento de hérnias discais e dores nas costas. Contudo, a grande maioria da população portuguesa desconhece estes factos.

Bruno Santiago reforça ainda que “é importante aproveitar esta altura de confinamento para fazer algo de positivo pelas suas costas. O que pode começar como uma pequena dor, quase impercetível, poderá tornar-se numa dor crónica. Como tal, todos os cuidados são poucos para prevenir um desfecho mais grave. A postura correta, o controlo do peso e os exercícios de fortalecimento muscular são essenciais”.

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