
IMUNODEFICIÊNCIAS PRIMÁRIAS 15
tir quaisquer planos
de viagem com o
seu médico em tem-po
útil.
Os doentes devem
ainda certificar-se
que têm todos os
medicamentos ne-cessários
à sua dis-posição
durante as suas viagens,
caso os mesmos não estejam disponíveis
nos países visitados. Uma declaração mé-dica
do respetivo imunologista, endere-çada
às autoridades médicas dos países
visitados, muitas vezes é útil e em alguns
casos necessária - especialmente quando
os doentes viajam com a sua medicação.
DIETA
As pessoas com IDP devem evitar comida
crua ou mal cozinhada (ex.: carne, peixe,
ovos e queijos frescos), água contaminada
ou água de origem desconhecida ou ar-mazenada
por um longo período no mes-mo
recipiente. A maioria não necessita de
uma dieta especial ou de suplementos
vitamínicos.
Ser uma criança com idp
CONSELHOS PARA OS PAIS
As formas mais graves de IDP são geral-mente
diagnosticadas na infância e para
reduzir o impacto de uma IDP no desen-volvimento
psicológico e social da criança,
os pais devem estar atentos e preparados.
Em idade escolar, as faltas às aulas por
motivos de doença podem interferir na
educação das crianças com IDP e tam-bém
podem limitar a interação social
com outras crianças e a participação em
atividades escolares. É importante reco-nhecer
esta realidade, pensar e agir de
forma positiva e até criativa. Seguem
aqui alguns conselhos:
Comunicação dentro da família: os pais
podem procurar informações precisas e
atualizadas sobre a IDP dos filhos em fon-tes
credíveis. Devem procurar obter junto
das suas unidades de saúde e da APDIP
recursos e informações claras, realistas e
apropriadas à idade de cada criança, para
melhor responder às suas perguntas e ge-rir
as suas emoções. A comunicação deve
ser estendida a toda a família.
Escola: a maioria das crianças com IDP
pode frequentar a creche, a escola e par-ticipar
nas habituais atividades escolares.
Assim como em atividades desportivas,
mas que respeitem as suas limitações. Os
pais devem abordar a doença dos seus fi-lhos
e discutir as suas necessidades com
os professores e funcionários da escola.
Tratamento: o agendamento de consul-tas
pode ajudar a diminuir o impacto do
tratamento na vida escolar e na vida fa-