FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Entrevista
Plataforma online facilita contactos com médicos
quinta-feira, 19 junho 2014 12:42
Por: Miguel Castro, diretor do DoctorHome
Plataforma online facilita contactos com médicos

Miguel Castro Doctor Home 2 6b68f"Queremos ser o sítio de referência onde as pessoas podem entrar e contactar diretamente com um médico à sua escolha", afirmou ao Vital Health Miguel Castro, diretor do DoctorHome, considerando que "há uma grande tendência para procurar informações de saúde na Internet". Em entrevista, indica diversos pormenores deste projeto 100% português recentemente online.

 



Vital Health | Com que objetivo foi criada a plataforma DoctorHome?
Miguel Castro | A plataforma DoctorHome foi criada com o objectivo de facilitar o contacto direto entre médicos e utentes. Quando as pessoas querem ter informação verossímil e confiável, têm de falar diretamente com o médico e não devem procurar informações sobre saúde em motores de busca de forma desregrada. Atualmente a Internet é a nossa maior fonte de informação, mas é preciso um cuidado redobrado quando falamos de saúde. Há uma grande tendência para procurar informações de saúde na Internet. Por isso mesmo, consideramos que seria importante mudar a forma como as pessoas acedem à informação de saúde e de como interagem com o seu médico. O DoctorHome conjuga a web e a saúde de uma forma prática e útil. Queremos ser o sítio de referência onde as pessoas podem entrar e contactar diretamente com um médico à sua escolha. Obviamente, se for um caso de urgência devem ser contactados os serviços de emergência.



Vital Health | Quais as especialidades que abrange?
MC | No universo de 47 especialidades médicas reconhecidas pela Ordem dos Médicos, o DoctorHome já abrange 40, distribuídas por 360 médicos registados até agora. Um utente pode encontrar no DoctorHome um médico especialista em Medicina Geral e Familiar, Cardiologia, Pediatria, Urologia, Reumatologia, Estomatologia, Medicina Dentária, isto só para nomear algumas. É importante referir que este projeto foi lançado ao público há menos de um mês. Como temos vindo a registar uma adesão significativa de médicos, esperamos em breve ter todas as especialidades médicas representadas.



Vital Health | Quais profissionais colaboram neste projeto?
MC | Enche-nos de orgulho poder dizer que somos uma empresa 100% portuguesa e todo o desenvolvimento do projeto foi realizado por portugueses e em Portugal. Temos atualmente alocados ao projecto nove profissionais, sendo que prevemos duplicar este número ao longo do próximo ano. Sobre os médicos registados na plataforma é importante dizer que são profissionais independentes e não têm qualquer tipo de vínculo laboral com o DoctorHome.



Vital Health | Nestas duas semanas quais as especialidades a que os cibernautas mais recorreram?
MC | Ginecologia-Obstetrícia, Medicina Geral e Familiar, Estomatologia, Gastrenterologia, Urologia e Pediatria são as especialidades mais procuradas nestas primeiras semanas.



Vital Health | Como funciona na prática, isto é, de que forma é estabelecido o contacto entre o cibernauta e os profissionais de saúde?
MC | Quem estiver à procura de informação de saúde, basta entrar em www.doctorhome.pt e usar o nosso motor de busca para procurar por um médico através de critérios de pesquisa como nome, especialidade, localidade e acordos de saúde. A listagem dos resultados da pesquisa permite-nos ver o perfil dos médicos e os canais de contacto que cada médico disponibiliza. O utente só precisa de escolher a forma de contacto que mais lhe convêm, ou seja, enviar comodamente uma pergunta, marcar uma videochamada, uma consulta presencial ou fazer um pedido de visita do médico ao domicílio. No momento de submeter o seu pedido o utente terá de fazer o login ou efetuar o registo gratuito e esperar pelo contacto do especialista. O médico tem até 72 horas para devolver o contacto de forma a gerir as expetativas dos utilizadores e permitir que o fluxo do serviço funcione. No entanto, a maioria dos médicos responde em menos de 24 horas.



Vital Health | Que vantagens para os utilizadores?
MC | Diria que a principal vantagem é podermos ter acesso a informação de saúde dada directamente por um médico à nossa escolha, de forma segura e privada, a qualquer hora e a partir de qualquer lugar com acesso à Internet. O DoctorHome ajuda a remover as barreiras tradicionais de acesso à saúde, como a manifestação de vergonha, geografia, mobilidade e limitações de tempo. A facilidade de contacto directo com um médico seja ele para estabelecer uma comunicação online ou presencial é de grande utilidade e muito tranquilizador para o utente.
Também quero destacar a equidade no serviço, pois permitirmos ao utente escolher o médico mais adequado a si, seja pela proximidade, áreas de competência, experiência profissional, disponibilidade de agenda do médico ou até mesmo pelo valor do serviço prestado. Por outro lado, é da responsabilidade do médico definir e disponibilizar esta informação aos utentes na sua página de perfil.



Vital Health |  O que garante ser informação fidedigna, ao contrário de outros sites onde a informação acerca da saúde é um tanto ou quanto duvidosa?
MC | A adesão de médicos à plataforma DoctorHome é feita por solicitação expressa dos médicos. O seu pedido de registo é alvo de um rigoroso processo de validação e cabe à nossa equipa verificar e garantir a inscrição e boa ordem da filiação do profissional na Ordem dos Médicos.
A partir do momento em que o registo é validado, o médico poderá preencher o seu perfil com as suas competências, títulos académicos e quaisquer outras prerrogativas profissionais. Assim, toda a informação que consta no perfil do médico é da sua exclusiva responsabilidade, pelo que podemos garantir que toda a informação sobre médicos que consta na plataforma é atual e fidedigna, porque é consentida e preenchida pelo próprio médico.



Vital Health | Poderia apontar um dos perigos de ler material não fidedigno acerca de assuntos delicados relacionados com saúde?
MC | Em Portugal há 5.5 milhões de utilizadores de Internet, dos quais 34% procuram informações de saúde. Isto que dizer que há muitas pessoas à procura de informação sobre saúde na Internet, mas muito poucos conseguem encontrar respostas úteis e relevantes. O risco de termos informação deturpada e errada é elevado. Mais grave ainda é que este hábito muitas vezes promove o autodiagnóstico e quase sempre resulta na percepção errada de sintomas que podem levar a tratamentos sem nexo. Quando se trata de saúde não devemos ficar na dúvida e decidir sozinhos. A melhor fonte de informação para o utente é, sem dúvida, o médico.



Vital Health |  De uma maneira geral, quais as expetativas para esta plataforma?
MC | É o nosso objetivo mudar a forma como as pessoas acedem a informação de saúde e de como interagem com o seu médico. Temos consciência que estamos a contribuir ativamente para o exercício da cidadania ao promover equidade e acessibilidade nos cuidados de saúde. A menos de um mês decorrido do lançamento, o facto de já termos registado perto de 600 utentes e 360 médicos demonstra claramente a boa aceitação que a classe médica e o público em geral estão a ter relativamente à nossa proposta de valor.
Considerando a unicidade da nossa proposta de valor, temos previsto, a médio prazo, expandir o nosso âmbito de atuação para outros países. Ainda assim, a nossa prioridade neste momento é consolidar o nosso negócio em território nacional e responder eficazmente às necessidades do mercado português.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview