FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Entrevista
“A sombra é o melhor protetor solar”
segunda-feira, 13 maio 2013 11:45
Por: António Picoto, presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC)
“A sombra é o melhor protetor solar”

artigo Picoto Dr. Antonio derma 5a62fUma afirmação de António Picoto, presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), quando questionado sobre o que os pais devem fazer para proteger os seus filhos dos raios solares.

 

"Não esquecer os desportos ao ar livre nem que a areia a água, os solos e os muros claros refletem UV e à sombra, por isso também se toma radiação. Usar chapéu é fundamental, bem como óculos escuros, t-shirt com mangas compridas largas e o protetor solar que deverá ter um índice SPF de preferência 50+ e a ser aplicado generosamente de 2 em 2 horas", completou António Picoto nesta entrevista que concedeu ao Vital Health.

 

Vital Health | Em que medida é importante sensibilizar a população para a proteção solar?
António Picoto | Desde há cerca de três anos que a agência para a investigação do cancro da Organização Mundial da Saúde fez uma declaração que considera os UV um cancerígeno completo, ou seja, com a capacidade de iniciar e fazer progredir o cancro da pele.
Assim esta mensagem deve ser difundida aos pais, educadores, farmacêuticos, enfermeiros, massagistas, fisioterapeutas médicos de clínica geral, pediatras etc.. Também devem ser difundidas mensagens claras para a população em geral ensinando as pessoas a gozar os benefícios do sol e fugir aos seus prejuízos.
O tempo de latência entre a toma do sol e o aparecimento dos seus prejuízos (cancro da pele e envelhecimento cutâneo precoce) é longo, podendo ir até aos 20 anos ou mais e por isso é difícil para os mais jovens "acreditar " na mensagem.
Todas estas ações fazem parte da chamada prevenção primária que tem como objetivo diminuir o aparecimento de novos cancros da pele na nossa população.

 

Vital Health |As crianças são um grupo especial, até porque estão mais tempo expostas aos raios solares. O que devem os pais fazer para as proteger?
AP | Os pais devem ensinar às crianças como proteger-se com eficácia. Primeiro que tudo o horário entre as 12h00 e as 16h00 estar à sombra! A sombra é o melhor protetor solar. Não esquecer os desportos ao ar livre nem que a areia a água, os solos e os muros claros refletem UV e à sombra, por isso também se toma radiação. Usar chapéu é fundamental, bem como óculos escuros, t-shirt com mangas compridas largas e o protetor solar que deverá ter um índice SPF de preferência 50+ e a ser aplicado generosamente de 2 em 2 horas.

 

Vital Health | Em relação ao dispositivo UV para câmara fotográfica. Qual o seu papel na prevenção?
AP | Os dispositivos UV são muito interessantes porque revelam "manchas" provocadas pelo sol e que não estão ainda visíveis a olho nu. Assim, a pessoa pode verificar a tempo que tem de ter cuidado e vigilância fazendo regularmente o autoexame da sua pele e em caso de qualquer dúvida consultar rapidamente o médico.

 

Vital Health | Qual o contributo da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo na prevenção contra o cancro da pele?
AP | Desde há mais de 20 anos que a APCC faz ações de prevenção primária e prevenção secundária (diagnóstico precoce e tratamento célere e eficaz). A APCC foi das primeiras associações da Europa neste campo. Tem tido a colaboração da Direção-Geral da Saúde e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia, do Instituto de Meteorologia e de várias companhias farmacêuticas.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview