FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Entrevista
"A prática de exercício físico está na base da vida saudável de todos" e os jovens com diabetes não são exceção à regra
segunda, 20 agosto 2018 09:58
Por: Paula Klose, presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal
"A prática de exercício físico está na base da vida saudável de todos" e os jovens com diabetes não são exceção à regra
A Semana Europeia do Desporto assinala-se de 23 a 30 de setembro. A propósito da celebração desta data, o Vital Health conversou com a presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), Paula Klose, que vem desmistificar a falsa ideia de que o desporto é prejudicial para os jovens com diabetes, realçando os seus inúmeros benefícios.

 

Vital Health (VH) | De 23 a 30 de setembro assinala-se a Semana Europeia do Desporto. Enquanto presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), e tendo como base a sua experiência de viver com diabetes desde os 13 anos, quão importante se torna desmistificar a ideia errada de que a prática de desporto é prejudicial para as pessoas com diabetes?
Paula Klose (PK) | É fundamental. A prática de exercício físico está na base da vida saudável de todos e, por vezes, deparamo-nos com algumas situações em que dizem aos jovens que não podem praticar alguns desportos e, nalguns casos, até mesmo nenhum.

Neste sentido, a AJDP tem uma preocupação muito forte em pôr fim a este mito. É sempre com grande surpresa que chegam à Associação casos de jovens que nos dizem que nas aulas de educação física ficam sentados ou que não praticam certos tipos de desporto por serem demasiado arriscados. Obviamente que tem de haver um controlo, aliado ao ensino e experiência. Mas à parte isso decorre tudo dentro dos parâmetros normais.

 

VH | Segundo o último Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes, edição de 2016, estima-se que, em Portugal, 3327 jovens entre os 0 e os 19 anos (0,16%) estejam diagnosticados com diabetes tipo 1. Quais as vantagens da prática do desporto para jovens com diabetes tipo 1 e tipo 2?
PK | Toda a população deveria praticar desporto e exercício físico. Relativamente à diabetes tipo 1 uma das grandes vantagens está relacionada com um melhor controlo da diabetes, para além de todos os benefícios inerentes à prática de exercício físico.
Quanto à diabetes tipo 2, o desporto reduz o sedentarismo e pode ajudar na diminuição da toma de medicação, dependendo de cada caso.

 

VH | Existem alguns cuidados especiais que as crianças com diabetes precisam de adotar antes, durante e após a prática de desporto?
PK | É muito importante, não só para as crianças como também para todos as pessoas com diabetes tipo 1, medir a glicemia antes da prática do desporto e durante, caso seja exequível. No final do exercício físico é também importante, de forma a perceber se é preciso compensar ou não. Para além disso, é também aconselhável ter sempre à mão um pacote de açúcar, caso seja necessário.

 

VH | Neste âmbito, que iniciativas a AJDP irá desenvolver de forma a promover a prática de desporto por parte dos jovens com diabetes e do público em geral?
PK | Ao longo deste ano, a AJDP tem desenvolvido várias iniciativas. A atividade mais regular e que tem tido muita adesão são as caminhadas, feitas em média uma vez por mês. Existem vários “níveis”, com caminhadas mais fáceis e outras mais desafiantes, que requerem alguma preparação, uma vez que queremos também jovens motivados.
A AJDP realizou também alguns passeios de barco com algumas atividades na água, como também iniciativas de parapente, escaladas e também caminhadas em grutas. A AJDP organiza também uma colónia de férias, marcada por uma “injeção” de exercício físico do início ao fim. Aqui os jovens desmistificam alguns receios em relação ao desporto.
No dia 10 de novembro, para assinalar o Dia da Diabetes, a AJDP está a organizar um evento em Santarém. Onde estão previstas algumas dinâmicas de atividade física.

 

VH | Há mais algum assunto que queira destacar?
PK | A AJDP está inteiramente à disposição de toda a população e quem quer marcar presença nos nossos eventos basta aceder à página do Facebook da AJDP ou através do contacto telefónico 935 040 097. E contamos convosco no dia 10 de novembro em Santarém.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview