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Entrevista
Alimentação variada e equilibrada é a chave para a prevenção de problemas cardiovasculares
quinta, 15 novembro 2018 10:21
Por: Maria João Oliveira, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho
Alimentação variada e equilibrada é a chave para a prevenção de problemas cardiovasculares

“O frigorífico é onde tudo começa e onde tudo acaba”. Esta é uma afirmação da endocrinologista Maria João Oliveira, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), que defende que a alimentação é uma parte fundamental na luta contra as doenças cardiovasculares, que constituem atualmente a primeira causa de morte em Portugal. Como principal conselho, a especialista defende uma alimentação variada e equilibrada. Conheça algumas recomendações e alguns mitos relacionados com esta temática.

 

“O frigorífico é onde tudo começa porque é a partir do frigorífico que nos alimentamos”, refere Maria João Oliveira, justificando a importância de fazer boas escolhas alimentares.

“É importante manter as saladas, os legumes e as frutas frescas. É importante comer pelo menos duas vezes por semana uma dose de peixe gordo e é importante também diversificar os alimentos”. Além disso, é necessário “retirar os refrigerantes, os açúcares e as gorduras saturadas”.

 

Factos e mitos

De acordo com a especialista, existem diversos mitos associados à temática da alimentação equilibrada, com alimentos que têm vindo a tirar o lugar, muitas vezes, à tradicional dieta mediterrânica, que, na sua opinião, é a mais correta e aquela que deve ser adotada.

Um desses casos diz respeito ao óleo de coco, “que tem muito mais gordura saturada do que o azeite, e, portanto, não deve ser preferido”. Por sua vez, a manteiga de amendoim “é uma boa opção, mas deve ter-se em atenção a sua composição, porque, por vezes, são-lhe adicionados outros compostos, como o açúcar”, explica Maria João Oliveira.

O ovo é um dos alimentos mais envoltos em dúvidas e algumas ideias erradas, que a endocrinologista desmistifica.

“O ovo, apesar de ter um conteúdo considerável em colesterol, tem muito pouca gordura saturada, é rico em proteínas, vitaminas e sais minerais”.

 

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