FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Entrevista
“O hipertiroidismo mal controlado na mãe aumenta o risco de aborto”
quarta-feira, 22 maio 2013 09:53
Por: Maria João Oliveira, coordenadora do Grupo de Estudo da Tiroide
“O hipertiroidismo mal controlado na mãe aumenta o risco de aborto”

artigo maria joao oliveira tiroide 4eaa5Em entrevista ao Vital Health Maria João Oliveira, coordenadora do Grupo de Estudo da Tiroide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), aborda um dos assuntos discutidos durante a Semana Internacional da Tiroide, nomeadamente a influência das doenças da tiroide na gestação e na fertilidade.

 

 

 

Vital Health | De que forma é que as doenças da tiroide podem afetar a gravidez e/ou causar infertilidade?
Maria João Oliveira | A disfunção da tiroide – défice de produção de hormonas tiroideias (hipotiroidismo) ou o excesso na produção (hipertiroidismo) - reduz a fertilidade e aumenta o risco de complicações durante a gravidez, nomeadamente aborto, parto pré termo, hipertensão arterial na mãe, pré-eclampsia, alterações do desenvolvimento fetal. Durante a gestação, a função tiroideia da mãe deve estar dentro dos limites considerados normais para a gravidez, de forma a prevenir estas complicações.

 

Vital Health |Qual a doença da tiroide mais comum de causar infertilidade?
MJO | O hipotiroidismo não tratado causa mais frequentemente infertilidade.

 

Vital Health |A infertilidade provocada por estas doenças afeta mais os homens ou as mulheres?
MJO | Geralmente afeta mais as mulheres até porque é bastante mais frequente no sexo feminino. O hipotiroidismo não controlado causa frequentemente alteração no ciclo menstrual da mulher e ciclos sem ovulação, reduzindo assim a fertilidade feminina. No homem, o hipotiroidismo pode ser responsável pela disfunção sexual masculina.

 

Vital Health |Também podem prejudicar o bebé. Como?
MJO | A tiroide fetal e o sistema que normalmente regula a sua função só funcionam em pleno a partir das 20 semanas de gestação. Até lá, o feto depende exclusivamente das hormonas tiroideias maternas e estas são essenciais para um normal desenvolvimento do sistema nervoso central. Se estas hormonas forem deficientes, no caso de hipotiroidismo, podem surgir alterações no desenvolvimento cerebral e intelectual do filho.
O hipertiroidismo mal controlado na mãe aumenta o risco de aborto do 1.º trimestre e morte in útero. Há também um risco acrescido de disfunção tiroideia no recém-nascido, baixo peso ao nascer e insuficiência cardíaca.

 

Vital Health |Como promover o diagnóstico?
MJO | Em caso de infertilidade conjugal, deve ser despistada a disfunção tiroideia no casal. Se a mulher tem história anterior de doença da tiroide, história de irradiação da cabeça ou pescoço, história de abortos de repetição, doenças autoimunes ou antecedentes familiares de doença da tiroide é obrigatório fazer uma análise à tiroide na consulta de pré conceção ou na primeira consulta da grávida. Alguns especialistas preconizam o rastreio da disfunção tiroideia em todas as mulheres que pretendam engravidar.

 

Vital Health |Qual o contributo de grupos de estudo como o Grupo de Estudo da Tiroide para combater este problema?
MJO | O GET tem realizado ações de sensibilização ao nível da população em geral acerca da importância de um bom funcionamento da tiroide durante a gravidez. Criou também folhetos informativos dirigidos a mulheres com patologia da tiroide grávidas ou que pretendam engravidar. Realizou ainda um estudo a nível nacional acerca do aporte de iodo nas mulheres grávidas e, por ter concluído que este aporte é marcadamente insuficiente em Portugal continental e nas ilhas, aconselha a que todas as mulheres sem doenças prévias da tiroide, grávidas ou que pretendam engravidar, realizem uma suplementação de iodo sob a forma de comprimidos, devendo-se aconselhar com o seu médico.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview