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Entrevista
Sumo de Laranja 100% - perguntas e respostas
sexta-feira, 14 junho 2019 10:09
Por: Maria João Campos, nutricionista
Sumo de Laranja 100% - perguntas e respostas
A nutricionista Maria João Campos, colaboradora do programa Fruit Juice Matters da AIJN – Associação Europeia das Indústrias de Sumos de Fruta, aborda as principais características e composição dos sumos de fruta 100%, bem como a sua interação em temas da saúde metabólica.
 
A médica caracteriza e distingue os sumos 100% comparativamente a outras bebidas e explica também qual a relação entre o consumo de sumo de laranja e o peso corporal. 

 

Vital Health (VH) | O que caracteriza e distingue os sumos 100%, especialmente quando comparados com outras bebidas?
Maria João Campos (MJC) | Essencialmente a sua composição, que é integralmente originada da fruta. Quando comparados, por exemplo, com bebidas açucaradas é importante considerar que, embora a energia fornecida possa ser semelhante, os sumos de fruta 100% não possuem açúcar adicionado. Para além disso, têm uma matriz de nutrientes complexa e interessante: têm um índice glicémico (IG) baixo (comparável com a fruta que lhe dá origem), são uma valiosa fonte de nutrientes como vitaminas e outros, e contém compostos bioativos que estão biodisponíveis para o organismo.
 
VH | Qual a relação entre a composição do sumo de laranja 100% e o seu índice glicémico?
MJC | Os sumos de fruta 100% são obtidos a partir da extração do sumo da fruta espremida, sem qualquer adição de açúcar nem conservantes. Tendo em conta a sua composição, podemos inferir que é muito semelhante à fruta que lhes dá origem.
O sumo de laranja 100% tem um IG de 50, tipicamente categorizado como "baixo" e comparável ao da fruta inteira. O sumo de laranja 100% tem um IG e uma carga glicémica (CG) surpreendentemente baixos, o que pode ser originado pela pectina e compostos bioativos presentes na laranja e, por consequência, no sumo.
Por cada grama de açúcar naturalmente presente no sumo de laranja 100% existem 20 miligramas de micronutrientes, onde se incluem a vitamina C, bem como potássio e folato. Este sumo contém também carotenóides, beta-criptoxantina e flavonóides, como a hesperidina e a narirutina.
 
VH | O que os estudos revelam sobre a relação entre o consumo de sumo de laranja e o peso corporal?
MJC| Estudos recentes da Universidade de Hohenheim vêm confirmar o que foi relatado em anteriores estudos internacionais: que o consumo regular de sumo de fruta 100% não contribui para ganho de peso ou obesidade.
Num estudo recente, que envolveu uma amostra de 78 pessoas obesas, testou-se o consumo diário de sumo de laranja 100% ou de uma bebida controlo, durante 12 semanas, como parte de uma dieta hipoenergética. Concluiu-se que ambos os grupos perderam peso, num valor semelhante. Além disso, a ingestão de vitamina C e de folato aumentou em 62% e 39%, respetivamente.
Por outro lado, o consumo de sumo de fruta 100% está associado a níveis mais altos de potássio, níveis significativamente mais baixos de ácido úrico no sangue (um fator de risco para a gota), bem como efeitos favoráveis no colesterol total e LDL-c e outros marcadores da síndrome metabólica.

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