FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Entrevista
“A saúde do coração não tira férias”: a importância dos cuidados regulares com o coração
quinta-feira, 22 agosto 2019 10:44
Por: João Brum Silveira, presidente da APIC
“A saúde do coração não tira férias”: a importância dos cuidados regulares com o coração

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou uma campanha solidária com o mote “A saúde do coração não tira férias”, que pretende sensibilizar para a prevenção da doença coronária, através da manutenção de um estilo de vida saudável durante o verão. O Vital Health conversou com o presidente da APIC, João Brum Silveira, a propósito desta iniciativa. Leia a entrevista.

 

Vital Health (VH) | O que é a doença coronária e como se caracteriza?

João Brum (JB) | A doença coronária carateriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias, provocando uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio. Deve adotar-se um estilo de vida saudável para prevenir a doença.

 

VH | No que consiste, em termos gerais, a campanha “A Saúde do coração não tira férias”?

JB | Esta iniciativa tem como objetivo alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável também no período de férias, como forma de prevenção da doença coronária.

 

VH | De que forma vai esta campanha contribuir para a prevenção da doença coronária em Portugal?

JB | Esta campanha pretende alertar a população para os sintomas mais comuns do enfarte agudo do miocárdio, para os quais as pessoas devem estar despertas: dor no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade. Normalmente, os sintomas duram mais de 20 minutos, mas também podem ser intermitentes e ocorrer de forma repentina ou gradualmente, ao longo de vários minutos, sendo por vezes desvalorizados. É importante dar a conhecer a importância de adotar estilos de estilo de vida saudáveis, de forma a evitar doenças coronárias.

 

VH | Que comportamentos se podem adotar como prevenção da doença coronária?

JB | É preciso manter os cuidados regulares com o coração: praticar exercício físico, idealmente pelo menos 30 min por dia; evitar o álcool; não fumar; e controlar a alimentação, optando por não consumir em excesso alimentos ricos em açúcar e gordura.

Na presença destes sintomas é importante ligar imediatamente 112 e esperar pela ambulância que estará equipada com aparelhos adequados para monitorizar a atividade cardíaca. Em caso de enfarte será ativada a Via Verde Coronária e o doente será transportado para um hospital com um laboratório de hemodinâmica. Neste tipo de casos, ninguém deve tentar chegar a um hospital pelos seus próprios meios, porque este poderá ser um centro sem capacidade para realizar o tratamento mais apropriado.

 

VH | No âmbito desta campanha, que iniciativas serão desenvolvidas ao longo do ano?

JB | Até ao final deste ano, a APIC pretende continuar a promover uma aproximação à comunidade, numa perspetiva de consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças cardíacas. Desta forma, vai poder, também, assegurar que os doentes estão a beneficiar de todas as formas de tratamento modernas e inovadoras, disponíveis no SNS português, independentemente da sua condição social ou do local onde habitem. A APIC tem ainda em perspetiva a criação de parcerias com diversos organismos e entidades. Temos também outras campanhas a decorrer ao longo do ano, como sejam a “Corações de Amanhã” ou a “Cada Segundo Conta”, que iremos promover junto dos portugueses. No próximo dia 18 de setembro, a APIC vai realizar o Primeiro Encontro Nacional de Sobreviventes de Enfarte Agudo do Miocárdio, no Hospital de Santo António, no Porto.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview