Siga as nossas redes sociais

Entrevista
Dia do Euromelanoma: “Por dia morre, pelo menos, uma pessoa de cancro da pele em Portugal”

Dia do Euromelanoma: “Por dia morre, pelo menos, uma pessoa de cancro da pele em Portugal”

Por: Ricardo Vieira, direção da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC)

terça-feira, 01 junho 2021 10:51
No âmbito do Dia do Euromelanoma – Dia dos Cancros da Pele, este ano celebrado a 19 de maio, a Vital Health conversou com Ricardo Vieira, da direção da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), a propósito das ações de sensibilização preparadas para assinalar a efeméride. Assista ao vídeo.

 

Segundo o Registo Oncológico Nacional de 2018, existe um total de 994 casos de melanoma e 246 fatalidades. Já no que toca o cancro não melanoma, para o qual não há registos fidedignos, a APCC estima que surjam por ano cerca de 1200 novos casos, dos quais 150 são fatais.

 

“Numa perspetiva mais realista, por dia morre, pelo menos, uma pessoa de cancro da pele em Portugal, e acreditamos que cerca de 90% destas mortes seriam potencialmente evitáveis”, sublinha o especialista.

 

De acordo com Ricardo Vieira, o fomento de comportamentos saudáveis em relação à radiação ultravioleta é vincado nas campanhas da efeméride, com particular interesse nas crianças em idade escolar, não só pela facilidade de criar hábitos saudáveis neste estrato etário, mas também pela influência positiva que exercem sobre os adultos no seio da família.

 

Tal como em 2020, não houve rastreios presenciais, atendendo ao momento pandémico em que vivemos. Nesse sentido, foram preparados folhetos informativos, para ajudar a fazer o autoexame e a identificar lesões suspeitas de cancro da pele, que pode consultar aqui.

 

Este é o 22.º ano consecutivo em que se assinala a data na Europa, sempre no mês de maio, sendo o dia ajustado em função de eventos locais. Em Portugal, a responsabilidade da sua organização é da APCC e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview