Siga as nossas redes sociais

Entrevista
“O grande desconhecimento sobre a saúde acaba por criar um grande fosso”

“O grande desconhecimento sobre a saúde acaba por criar um grande fosso”

Por: Dr.ª Rosário Zincke

quinta-feira, 28 outubro 2021 10:31
Sobre o estado atual dos cuidados de Saúde em Portugal, a Dr.ª Rosário Zincke, presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, refere que “o retrato não é famoso”. Em entrevista, a especialista refere que já antes da pandemia, eram visíveis deficiências no sistema ao nível da acessibilidade. A pandemia apenas veio reforçar essas dificuldades, com a falta de diagnósticos, de consultas e de acompanhamentos. No entanto, ainda não é possível medir este impacto na saúde física nem mental.
Apesar de o digital ter trazido benefícios para uma boa comunicação à distância, “há uma grande iliteracia digital e em saúde”. Portugal é um país com uma grande diversidade geográfica, com muitas zonas rurais e uma população muito envelhecida. A telessaúde é “já um exemplo de sucesso”, sendo necessário “apostar na literacia e sistematizar e tornar mais abrangente a resposta da saúde por essa via”.
 
A Plataforma Saúde em Diálogo pretende, ao longo dos anos, “apostar muito na literacia em saúde e na importância da promoção e da prevenção da área”. “Fornecer ferramentas às pessoas para poderem agir a sua própria doença” é um dos aspetos fundamentais.
 
Além disso, procuram também abordar temas transversais tais como a saúde mental com o objetivo de “fazer ouvir a voz do cidadão que vive com alguma patologia. “Não nos podemos cingir a atacar o problema de saúde no sentido estrito. Temos de olhar para a pessoa como um todo e ver o que é que ela precisa, não só a nível da intervenção farmacológica ou não farmacológica, mas também a nível de apoios sociais e envolvimento na sociedade.”
 
A especialista reforça a importância de abordar a saúde mental e o seu impacto na sociedade. “Muitas situações estão escondidas e não chegam a ser diagnosticadas.” Para combater isso, “a estratégia tem de ser uma estratégia abrangente e, ao mesmo tempo, muito diversificada e que aposte grandemente na prevenção”.  

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview