Sob o mote “Gestos que mudam o mundo”, a iniciativa encoraja os prestadores de cuidados a revelar os pequenos projetos ou ideias sustentáveis que implementam nos seus locais de trabalho e que têm um impacto positivo, tanto no dia-a-dia da população idosa de que cuidam como no meio ambiente.
O concurso destina-se a todos os cuidadores da população sénior, que podem partilhar projetos que revelem a sua “Paixão de Cuidar” que tenham em conta esta componente da sustentabilidade.
As candidaturas decorrem entre 18 de abril e 19 de setembro em www.tena.pt/profissionais; uma vez finalizado este período, um júri escolherá os projetos mais sustentáveis e com maior vínculo à assistência da população sénior. Serão selecionados 20 finalistas, 10 por categoria, dos quais serão eleitos três vencedores: os dois melhores projetos atuais e o melhor futuro projeto.
A incontinência urinária é um problema de saúde comum nas faixas etárias mais elevadas: 33% das mulheres e 16% dos homens com mais de 40 anos têm sintomas de incontinência urinária. Estima-se que existam cerca de 600 mil incontinentes, em diversas faixas etárias, em Portugal, numa proporção de 3 mulheres para cada homem, entre os 45 e os 65 anos. Com o envelhecimento da população, a tendência será um crescimento da prevalência, numa condição que tem custos sociais e económicos elevados.