FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Dia do Pai: Rastreios à Saúde óssea no Porto
terça-feira, 15 março 2016 14:27

No âmbito das comemorações do Dia do Pai, a Associação Portuguesa de Osteoporose (APO), com o apoio da Mimosa, do Dolce Vita Porto e da Run Porto, oferece a todos os homens uma avaliação especializada da saúde óssea.

 

Esta iniciativa vai ter lugar no dia 19 de março no Dolce Vita Porto e no dia 20 de março no Queimódromo, locais onde estará uma equipa disponível para avaliar a densidade óssea e sensibilizar para a prevenção, redução da osteoporose e do risco de fraturas.

A nível mundial, um em cada cinco homens com mais de 50 anos irá fraturar um osso devido à osteoporose, afetando milhões de homens em todo mundo. A osteoporose não é uma doença meramente feminina, daí a importância de se sensibilizar a população masculina para o tema. Na verdade, o risco de fraturas ósseas é mais elevado que o risco de desenvolvimento de cancro da próstata.

O programa da APO consiste em alertar para os principais fatores de risco que causam a perda óssea nos homens:
- Idade: a perda óssea aumenta com a idade, verificando-se uma aceleração aos 70 anos
- Histórico familiar: o risco aumenta se houver historial de osteoporose na família
- Uso a longo prazo de corticoides
- Deficiência de testosterona
- Algumas doenças crónicas: em especial artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal (doença de Crohn), doenças de má absorção (como a doença celíaca), diabetes tipos 1 e 2, hipertiroidismo
- Riscos relacionados com estilo de vid: tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta pobre, deficiência de vitamina D, baixo índice de massa corporal, falta ou excesso de exercício físico

Saiba mais.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview