A conclusão foi retirada de uma ação desenvolvida entre os dias 14 e 28 de novembro de 2015, na qual as farmácias da região Centro procederam à avaliação do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 na população, numa iniciativa integrada no Dia Mundial da Diabetes.
A iniciativa abrangeu a avaliação do risco de 7.007 pessoas não diabéticas em 225 farmácias aderentes, tendo-se verificado que aproximadamente um quarto da população avaliada apresenta os níveis de risco mais elevados, tendo sido recomendado pelas equipas das farmácias a referência a esse risco numa próxima consulta com o médico assistente.
A iniciativa caracterizou ainda os diversos fatores de risco da população envolvida que apresentou uma média de idades de 60 anos, sendo 66% do sexo feminino e 51% com hábitos sedentários.
Esta foi uma iniciativa conjunta da Coordenação Regional da Diabetes e as Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes da ARS do Centro, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e a Associação Nacional das Farmácias.
Estas conclusões foram apresentadas no Congresso Português de Diabetes, que se realizou nos passados dias 17 a 20 de março.