FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Sonolência aumenta risco de acidentes de viação
quinta-feira, 07 março 2013 11:05

artigo ID-10095456A Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS) alerta que a sonolência aumentada durante a condução origina parte significativa dos acidentes de viação. O aviso foi feito a propósito da aproximação do Dia Mundial do Sono, assinalado a 15 de março.

 

A APCMS baseia-se numa revisão publicada em janeiro último pelo Centro Americano de Controlo e Prevenção de Doenças, que estima que até 33 por cento dos acidentes fatais nas autoestradas americanas estão associados à sonolência dos condutores durante a marcha.

No comunicado da associação, Miguel Meira e Cruz, presidente da APCMS e investigador do Laboratório de Função Autonómica Cardiovascular da Faculdade de Medicina de Lisboa afirma que "a tendência não parece ser muito diferente em Portugal". O responsável por esta organização sublinha a importância de "reconhecer as causas responsáveis pela sonolência para atuar sobre elas e, neste contexto, tentar inverter a realidade atual".

Durante a próxima semana a APCMS vai apoiar diversas ações, que visam esclarecer a população sobre a importância do sono, os riscos associados à sua privação e aspetos práticos sobre como manter uma boa higiene do sono. Vão decorrer em todos o território nacional e vários locais, sobretudo, nas escolas.

Fonte: APCMS

Foto: freedigitalphotos.net

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview