Esta aplicação foi desenvolvida pela MACVIA-ARIA, uma equipa mundial de especialistas em alergias de que fazem parte representantes nacionais.
De acordo com Mário Morais, imunoalergologista e presidente da APA, “o “Diário de Alergia” permite a monitorização dos sintomas diários da rinite, da conjuntivite alérgica e da asma, assim como o registo da toma de medicamentos, de forma intuitiva e na forma de uma escala, possibilitando ao doente analisar como está a evoluir o tratamento e assim, assumir o controlo da sua doença”.
Para além de incluir uma função de localização geográfica, que futuramente permitirá alertar o doente para a existência de altas concentrações de pólenes ao qual seja alérgico e que tenha registado previamente no seu perfil, o diário dispõe ainda de outras opções, nomeadamente a programação de alertas, possibilitando a partilha de resultados com o médico.
A rinite é um problema que afeta mais de dois milhões de portugueses e que influencia a evolução da asma, condicionando a sua gravidade. Esta doença é ainda responsável por mais de 50 mil hospitalizações por ano na Europa.
Durante o mês de maio, a Associação Portuguesa de Asmáticos está também a promover uma campanha de sensibilização para a asma grave com o mote “Eu tenho a asma grave na mão”.