FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
E se perdesse a capacidade de respirar?
segunda-feira, 23 maio 2016 12:51

A fim de assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, a Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas, também conhecida como Respira, lançou uma campanha de sensibilização: “Depois de um cigarro nada fica igual. Previna a DPOC. Não fume”.

 

A iniciativa tem como objetivo alertar a população para os malefícios do tabagismo e a realização de espirometrias gratuitas.

Através de uma parceria celebrada entre a Respira e 87 Farmácias Holon, fumadores e ex-fumadores, poderão, entre os dias 23 e 31 de maio, realizar uma avaliação à sua saúde respiratória.

“A DPOC é uma doença que se manifesta, entre outros sintomas, pela falta de ar e é causada pela destruição irreversível do tecido pulmonar. O tabaco é um dos principais fatores de risco, sendo responsável por cerca de 90% dos casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, em Portugal. O seu diagnóstico, realizado através de uma espirometria, pode prevenir estádios avançados da doença e permitir uma melhor qualidade de vida”, explica José Albino, presidente da Respira.

“Fumar é a primeira causa evitável de doença e morte prematura nos países desenvolvidos. Não adquirir o hábito de fumar e ou deixar de o fazer é benéfico para a pessoa e representa ganhos em saúde. É por isso importante desenvolvermos campanhas de sensibilização, principalmente dirigidas aos mais jovens, pois a grande maioria dos fumadores portugueses iniciam o consumo entre os 12 e os 20 anos”, conclui o presidente da Respira.

Estudos recentes apontam em 2030 esta patologia representará a 3.ª causa de morte a nível mundial.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview