Através da plataforma online nabexigamandoeu.pt é possível ter acesso a informação, recomendações alimentares e exercícios para ajudar a lidar com alguns desafios do dia-a-dia destes doentes.
Luís Abranches Monteiro, presidente da Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia (APNUG), considera que “esta campanha vem colmatar a falta de informação que existe sobre a bexiga hiperativa e a incontinência urinária, assim como o impacto que têm na qualidade de vida dos doentes. É essencial alertar a população para os sintomas, com o intuito de reduzir o subdiagnóstico das doenças e ajudar os doentes a terem melhor qualidade de vida, mostrando que devem controlar a bexiga, antes que a bexiga controle a vida dos doentes”.
O portal, destinado a doentes, familiares e a pessoas afetadas direta ou indiretamente pela bexiga hiperativa e pela incontinência urinária, integra um conjunto de vídeos com o testemunho, na primeira pessoa, de profissionais de Saúde que lidam com esta patologia e que respondem a questões comumente colocadas pelos doentes.
É ainda possível fazer uma autoavaliação da doença e descarregar um diário miccional, ferramenta útil para o doente monitorizar e analisar a evolução da doença.
Saiba mais aqui.