FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Cancro digestivo: Europacolon Portugal promove rastreios em todo o país
sexta-feira, 30 setembro 2016 12:38

A Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo (Europacolon Portugal) assinala o Dia Nacional do Cancro Digestivo com uma série de iniciativas, entre as quais se destacam uma ação de rastreio ao cancro do cólon e reto à população, em parceria com os laboratórios do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, bem como o lançamento de um peditório nacional que irá ajudar a financiar uma nova Unidade de Rastreio e Diagnóstico do Cancro Digestivo.

 

Os números atuais do cancro digestivo são dramáticos e preocupantes. Segundo as estatísticas, morrem 24 pessoas por dia com esta patologia, 11 das quais são devido ao cancro colorretal. Tendo em conta estes números, a Europacolon Portugal alerta para a premente necessidade de mudança desta realidade, que pode e deve ser alterada essencialmente através do diagnóstico precoce, do aumento dos conhecimentos da população em Saúde e da alteração dos hábitos comportamentais de cada um.

 

A ação de rastreio que será promovida pela Europacolon Portugal irá ocorrer em cerca de 300 postos de colheita do grupo laboratorial em todo o território nacional, de 1 de outubro a 15 de novembro. As pessoas que manifestarem interesse no rastreio serão selecionadas através de critérios de inclusão, disponíveis nos locais de colheita, e poderão realizar o mesmo em um dos cerca de 300 postos disponíveis (que podem ser consultados em www.germanodesousa.com/postos-de-colheita.

 

Adicionalmente, a Europacolon Portugal irá realizar, nos próximos dias, em todos os distritos do país, um peditório nacional, iniciativa que irá ajudar a financiar uma nova Unidade de Rastreio e Diagnóstico do Cancro Digestivo. Esta ação pretende, para além da angariação de fundos, sensibilizar e informar milhares de pessoas sobre este tipo de patologias e para a necessidade do diagnóstico precoce. “Todos os interessados em colaborar com a nossa Associação poderão fazê-lo junto dos nossos voluntários que estarão devidamente identificados e com caixas mealheiros, distribuídos, em diversos pontos de interesse, bem como nos, já referidos, Laboratórios do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa. Estarão assim a contribuir para o melhor acesso ao diagnóstico precoce dos cancros rastreáveis do foro digestivo e para a consecução dos nossos projetos, atividades e serviços que são inteiramente gratuitos à população. Contamos com o vosso importante apoio!” afirma Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal.

 

“Não podemos aceitar passivamente que, em pleno século XXI, 24 portugueses morram por dia de patologias do foro digestivo, números que podem ser reduzidos drasticamente pela implementação do rastreio de base populacional. Neste dia 30 de setembro, Dia Nacional do Cancro Digestivo, não podemos ficar indiferentes e passivos”, defende Vítor Neves.

 

Saiba mais em www.europacolon.pt.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview