FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Sono dos jogadores do Benfica monitorizado por um “relógio de pulso”
sexta-feira, 28 outubro 2016 13:06

A Philips Respironics e o Sport Lisboa e Benfica juntaram-se para monitorizar os ciclos de vigília-sono dos atletas do clube português. Através do uso de um dispositivo Actiwatch, similar a um relógio de pulso, são recolhidas informações importantes para o desempenho desportivo dos atletas do clube, como atividade, sono, vigília, horários praticados (deitar/levantar/sestas), e exposição à luz solar de cada atleta.

 

O Sport Lisboa e Benfica, depois de examinar os dados recolhidos e armazenados pelo Actiwatch, consegue estabelecer para cada jogador um padrão de ciclo vigília-sono, e depois de este padrão estar estabelecido perceber como cada atleta reage em diferentes situações, como jogos à noite vs jogos à tarde; dois jogos por semana onde existe pouco tempo de recuperação entre esforços; jogos que impliquem viagens Internacionais; etc.

 

O dispositivo Actiwatch permite também auxiliar quanto ao número de dias de antecipação com que as deslocações mais longas devem acontecer, antes e depois de jogos, sobretudo se existirem diferenças horárias significativas.

 

Para o Benfica LAB, esta parceria é importante porque “permite-nos obter dados fiáveis relativos a um parâmetro que se assume importante nos processos de recuperação pós-esforço – o sono. Contribui também para a gestão que fazemos consoante os diferentes contextos a que os atletas são expostos. Estes constrangimentos implicam alterações nos padrões de sono dos atletas, e consequentemente na sua Recuperação e Performance. Esta gestão só é possível se conseguirmos individualizar a monitorização, uma vez que as adaptações dos atletas são diferentes, e o Actiwatch permite-nos essa abordagem".

 

Os dispositivos Actiwatch, validados cientificamente, são usados por milhares de pessoas em todo o mundo, incluindo em laboratórios de sono, programas de pesquisa e ensaios clínicos. Para além de serem cómodos e resistentes á água, podem ser usados ininterruptamente durante meses e registam os dados de forma contínua. São instrumentos de recolha de informação muito utilizados em pesquisas sobre sono, dor, cansaço e depressão, e podem ser aplicados a todas as idades, não sendo uma monitorização invasiva ou que obrigue a internamento hospitalar.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview