FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Campanha convida portugueses a experienciar sintomas de fibrose pulmonar idiopática
quarta-feira, 09 novembro 2016 11:44
Já imaginou como seria a sua vida se vivesse com fibrose pulmonar idiopática (FPI)? A Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (Associação Respira) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia promovem a campanha “Vida com mais fôlego”, que decorre no dia 14 de novembro entre as 10h00 e as 20h00 no Atrium Saldanha, em Lisboa. Participe nesta iniciativa que tem o objetivo de incentivar as pessoas a experienciar as limitações de um doente que vive com FPI.

 

A campanha, que conta com o apoio da Roche, convida os visitantes do espaço comercial a colocar um colete de chumbo que condiciona a realização de tarefas simples como tocar um instrumento de sopro, encher um balão, apagar as velas de um bolo, etc.

 

Os sintomas da FPI caracterizam-se por tosse irritativa, falta de ar progressiva, perda de apetite, perda de peso e debilidade. Ocorre mais habitualmente nos homens com idades acima dos 50 anos. O tabagismo e determinados fatores genéticos têm sido associados ao aumento do risco de desenvolver esta doença.

 

A FPI é uma doença rara e na Europa são registados cerca de 4,6 novos casos por cada 100 mil habitantes. No entanto, o prognóstico de sobrevida é de três a cinco anos. Em Portugal a informação é muito limitada mas, de acordo com os dados do Observatório Nacional de Doenças Respiratórias, registaram-se 2.717 internamentos por fibrose pulmonar, em 2012.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview