“Respirar pela DPOC” é o mote da campanha organizada pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) em associação à Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. Decorre durante o dia de hoje, até às 18h00, na Gare do Oriente.
“Neste sentido, a melhor forma que encontrámos para passar esta mensagem foi desafiar todas as pessoas a efetuar a leitura de um simples texto, com um só fôlego de ar. Trata-se de um texto que alerta para a importância do diagnóstico da DPOC ao mesmo tempo que, após a leitura das primeiras linhas, coloca dificuldades acrescidas aos doentes respiratórios”, explica Inês Gonçalves, coordenadora da Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória e DPOC.
“A DPOC é uma doença altamente incapacitante. Debilita quem a tem ao ponto de impedir de trabalhar, sair de casa por que causa uma constante sensação de falta de ar. Simples gestos do dia-a-dia, andar, subir umas escadas ou até ler em voz alta é algo que requer um esforço acrescido para quem sofre de DPOC”, avança a especialista.
Para além de alertar para as dificuldades que um doente com DPOC tem, a campanha deixa o apelo ao diagnóstico desta doença que se prevê que venha a ser a terceira causa de morte mais comum em 2030.