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Iniciativas
Atrasos no atendimento do INEM levam governo a criar grupo de trabalho
sexta-feira, 13 janeiro 2017 12:00
O Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho para melhorar e reestruturar os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). A medida surge devido ao aumento do tempo de resposta às chamadas de emergência feitas para os CODU.

 

Representantes da Ordem dos Médicos, dirigentes do INEM e sociedade civil vão constituir este grupo de trabalho criado com o objetivo de identificar os problemas e apresentar possíveis soluções que melhorem não só a resposta dada às populações como o próprio funcionamento dos CODU. O grupo tem até ao dia 31 de março para o fazer. Os membros do grupo de trabalho não receberão remuneração ou abonos.

 

A Comissão de Trabalhadores do INEM, contactada pelo Jornal de Notícias, aprova a criação deste grupo de trabalho, e vê nesta medida um possível reforço dos recursos humanos para os CODU. A Comissão aponta ainda que implementar um sistema de georreferenciação reduziria o tempo que é perdido a localizar a vítima e, dessa forma, facilitava todo o processo das operadoras.

 

Atualmente, o aumento do tempo de atendimento das chamadas pelos CODU, que depois de receberem as chamadas do 112 ativam os meios de emergência, é o aspeto que mais preocupa o ministério da Saúde. O crescente aumento do tempo de atendimento é justificado pela falta de operadores nas centrais e deve-se igualmente ao número cada vez maior de chamadas que têm chegado às entidades de emergência.

 

Só em 2016, foram atendidas mais de 1,37 milhões de chamadas pelos CODU – mais 67 mil que em 2015 – informa o mesmo jornal. Em dezembro do ano que passou, o tempo médio de atendimento das chamadas, depois de serem encaminhadas pelo 112, ficou nos 63 segundos, muito acima dos sete segundos que são recomendados internacionalmente.

 

Fonte: Público

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