FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Programa da DGS lança primeiro documento em braille sobre dieta mediterrânica
quarta-feira, 03 maio 2017 11:32
O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou o primeiro documento em braille e leitura aumentada sobre a dieta mediterrânica. O texto “Os princípios da Dieta Mediterrânica” foi produzido com o apoio da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e reproduz os princípios alimentares da dieta mediterrânica.

 

Este documento insere-se na missão e estratégia do PNPAS de informar e capacitar para a compra, confeção e armazenamento de alimentos saudáveis, em especial nos grupos mais desfavorecidos.

 

“Assumindo que as crianças e os adolescentes com deficiência visual são mais propensos a desenvolver obesidade, talvez resultado de dificuldades em fazer uma alimentação mais saudável ou dificuldades em participar em atividades comuns de atividade física, é importante dar atenção redobrada a este grupo vulnerável e muitas vezes esquecido”, refere o PNPAS

 

Apesar de serem poucos os trabalhos científicos sobre o assunto a nível global, estima-se que a proporção de crianças e adolescentes com deficiência visual que desenvolveram obesidade ou pré-obesidade varie entre 18,4% e 63%, valores acima da média quando comparados com crianças sem problemas de visão.

 

Em Portugal, estima-se existirem cerca de 900 mil cidadãos com dificuldades de visão. Destes, cerca de 28 mil são pessoas cegas. Estes portugueses e suas famílias, para além das dificuldades físicas e económicas, nomeadamente uma proporção muito elevada de desemprego (75% das pessoas cegas na União Europeia estão desempregadas), discriminação e mobilidade, têm também riscos aumentados de Saúde.

 

A dieta mediterrânica é um modelo alimentar que tem por base produtos vegetais, o azeite como gordura principal e métodos de confeção simples, recorrendo a alimentos da época, de proximidade e frescos. Este modelo alimentar saudável foi declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

 

Para mais informações consulte o site do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview