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Iniciativas
Figuras públicas dão voz a mais de 89 mil doentes com necessidades paliativas em Portugal
quinta-feira, 14 setembro 2017 12:10
Cláudia Borges, Diogo Piçarra, João Paulo Sousa e Luísa Barbosa juntam-se à Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) para dar vida à campanha de sensibilização “Vida com Dignidade e Qualidade até ao fim!”. A iniciativa decorre no âmbito do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinala a 14 de outubro.

 

A Campanha “Vida com Dignidade e Qualidade até ao fim” é desenvolvida pela APCP, no âmbito do Mês dos Cuidados Paliativos, de acordo com o lema da Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) para este ano: “Garantir o acesso universal a cuidados paliativos: não deixar ninguém que sofre para trás”.

 

No âmbito desta iniciativa, Cláudia Borges, Diogo Piçarra, João Paulo Sousa e Luísa Barbosa pretendem elucidar sobre o verdadeiro sentido dos Cuidados Paliativos, formas de acesso, divulgar a APCP como uma instituição dinamizadora destes cuidados, e acima de tudo, dar voz a mais de 89 mil doentes com necessidades paliativas em Portugal. Assim, são os protagonistas de um spot de TV que será transmitido pelos canais generalistas, mais de mil salas de Cinemas NOS e pelo circuito interno de TV do Metro do Porto, durante todo o mês de outubro.

 

“Quando fui contactada pela APCP não hesitei, não poderia ficar indiferente a esta campanha que pretende aumentar o conhecimento e promover o acesso equitativo a estes cuidados no nosso país. Tenho a certeza que juntos podemos fazer a diferença”, afirma a apresentadora Cláudia Borges.

 

“Todos nós, sendo figura pública ou não, temos o dever de informar, desmistificar e ajudar quem mais precisa. Estamos juntos pelos Cuidados Paliativos, que representam o direito à qualidade de vida mesmo em fases terminais. Porque hoje são eles, e um dia somos nós”, explica Diogo Piçarra, a propósito da sua participação.

 

Para Manuel Luís Capelas, presidente da APCP, “é muito gratificante perceber que pessoas mediáticas e reconhecidas do grande público dão voz a estas causas prementes. Através delas, do seu empenho e entusiasmo, conseguimos sensibilizar um maior número de pessoas e fazer realmente a diferença na promoção destes cuidados no nosso país”.

 

A APCP promove ainda um Seminário, com o mesmo tema da campanha de sensibilização, no dia 14 de outubro, entre as 14h00 e as 18h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, cuja entrada é gratuita.

 

Este encontro é dirigido ao grande público e está sujeito a uma inscrição online através do site www.admedic.pt, até dia 10 de outubro.

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