FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Café Memória chega a Sintra para melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência
quarta-feira, 08 novembro 2017 12:30
A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal assinam hoje, dia 8 de novembro, às 17h00, no Museu das Artes de Sintra (MU.SA), um protocolo com a Casa de Saúde do Telhal, entidade promotora local para a criação de um Café Memória neste concelho, o qual contará ainda com o apoio do Município de Sintra e do Centro de Cultura e Desporto Sintrense. 

 

As sessões irão funcionar na Cafetaria Casa Mantero da Biblioteca Municipal de Sintra, nos segundos sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão está agendada para o próximo sábado, dia 11 de novembro.

 

A expansão do projeto ao concelho de Sintra está integrada na estratégia de alargamento da iniciativa a diferentes regiões do país, de modo a levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. Com este acordo, o projeto, criado em 2013, passa a contar com 17 locais de encontro: Lisboa (em cinco espaços diferentes), Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Leiria, e agora, Sintra.

 

A propósito da chegada do Café Memória a Sintra, Elsa Monteiro, diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Sonae Sierra, destaca: “O Café Memória tem vindo a revelar-se uma resposta muito positiva para a sociedade portuguesa. Só este ano apoiámos a abertura de cinco novos Cafés Memória, que com esta abertura em Sintra passam para 17, o que reflete a relevância desta iniciativa para as diferentes comunidades do país onde temos levado esta resposta social. É para nós motivo de orgulho poder contribuir para uma causa tão importante e para a expansão do projeto para que chegue a mais pessoas”.

 

José Carreira, presidente da direção da Alzheimer Portugal, refere que ”é sempre um motivo de celebração para a Alzheimer Portugal quando conseguimos levar um dos nossos projetos mais longe e alargar o número de pessoas beneficiárias dos mesmos. A abertura do Café Memória em Sintra vem reforçar a nossa estratégia de expansão e dar um novo folego para que continuemos a trabalhar diariamente no sentido de alcançar o grande objetivo da Alzheimer Portugal, uma sociedade que integre as pessoas com demência e reconheça os seus direitos.” 

 

Sara Cristina Almeida Monteiro, diretora da Casa de Saúde do Telhal, afirma que “é com muita satisfação que o Instituto S. João de Deus-Casa de Saúde do Telhal se torna entidade promotora local na criação do Café Memória de Sintra. Esperamos que seja um espaço que contribua não só para uma melhoria da qualidade de vida dos doentes e das suas famílias, mas também para uma maior sensibilização da comunidade local para as questões associadas às pessoas com demência. Em concreto, a Casa de Saúde do Telhal tem a responsabilidade de disponibilizar os técnicos de saúde que dinamizarão as sessões. Para nós, esta parceria faz todo o sentido no contexto da nossa missão, já que responde às necessidades concretas da comunidade e envolve-se com um conjunto alargado de parceiros. Participamos como sempre estamos: a fazer bem o bem".

 

Café Memória de Sintra procura voluntários
O Café Memória de Sintra convida a comunidade local a associar-se a esta iniciativa e a apoiá-la em termos de voluntariado. Procuram-se pessoas de ambos os géneros, maiores de idade, comunicativas e com capacidade para escutar e criar empatia. O dinamismo, a responsabilidade e o interesse pela problemática das demências são também atributos necessários para fazer parte deste projeto. Será necessário ter disponibilidade para acompanhar as sessões que têm lugar ao sábado de manhã, uma vez por mês. Ser voluntário do Café Memória implica ainda a participação numa formação prévia de oito horas e um grande espírito de equipa. Para se candidatarem, os interessados podem enviar um e-mail para geral@cafememoria.pt, contactar o número 935 044 787 ou através do site.

.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview