FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Aplicação para telemóvel ajuda a identificar os sintomas da anemia
quarta-feira, 29 novembro 2017 12:32
A recentemente lançada aplicação para telemóvel “Sintomas de deficiência de ferro” ajuda a compreender o problema e a identificar os sintomas de anemia. A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.

 

A aplicação contém um explorador de sintomas interativo, vídeos informativos, um guia de discussão para doentes e links para o site deficienciadeferro.pt, em que foi inspirada. O principal objetivo é que os utilizadores aprendam a reconhecer os sintomas da deficiência de ferro e da anemia.

 

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmam: a deficiência de ferro é um problema de saúde pública generalizado, que afeta cerca de um terço da população mundial e um em cada três portugueses. Ainda assim, mantém-se pouco reconhecido, subdiagnosticado e subtratado, apesar de ser um dos principais responsáveis pela anemia, doença que afeta um em cada cinco portugueses adultos, segundo dados do estudo EMPIRE. Sob o lema “Não brinque com a anemia, tenha uma saúde de ferro!”, o Dia da Anemia, que se assinalou a 26 de novembro, procurou alertar para este desconhecimento e barreiras ao diagnóstico.

 

Segundo o estudo EMPIRE, trabalho pioneiro realizado em todo o território continental, cerca de 52,7% de todos os casos de anemia são resultado de uma deficiência de ferro. Quando esta se instala, significa que o ferro é insuficiente para dar resposta às necessidades do organismo, uma vez que este é um elemento essencial para o funcionamento saudável de todo o corpo, incluindo coração, músculos e glóbulos vermelhos, com impacto também ao nível da saúde mental - a OMS reconhece a existência de uma redução de 30% no rendimento do trabalho e do desempenho físico em homens e mulheres com deficiência de ferro.

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview