FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Estenose aórtica: a pensar nos “Corações de Amanhã”, APIC lança nova campanha
quinta-feira, 25 janeiro 2018 11:54

"Corações de Amanhã" é a campanha promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), que conta com o apoio europeu do Valve For Life da Associação Europeia de Cardiologia de Intervenção. A iniciativa pretende aumentar o conhecimento sobre a estenose aórtica, ao promover o seu diagnóstico e tratamento precoce.

 

A campanha tem múltiplos objetivos, desde a promoção do conhecimento e da compreensão sobre a estenose aórtica e os seus sintomas e o esclarecimento de como se efetua o diagnóstico da doença e a importância de ser atempado. A sociedade pretende ainda explicar como pode ser feito o tratamento e quais os seus benefícios e riscos, como também melhorar o acesso dos doentes ao tratamento para a sua doença.

 

“O primeiro estudo português sobre esta doença (estenose aórtica), realizado no final do ano passado, indicou-nos que cerca de 82 % das pessoas com mais de 70 anos nunca ouviu falar de estenose aórtica, a principal doença valvular, o que nos deixou francamente preocupados", explicou em comunicado João Brum Silveira, presidente da APIC. Foi com isto em mente, que a APIC decidiu ter um papel ativo na educação e promoção da saúde cardiovascular.

 

A Associação considera que esta campanha irá conseguir unir esforços entre a comunidade médica, os doentes, cuidadores e familiares, as entidades de saúde e a sociedade civil, para a melhoria da qualidade de vida da população mais sénior.

 

A estenose aórtica é uma doença que afeta cerca de 32 mil portugueses, maioritariamente pessoas acima dos 80 anos e tem como principais sintomas o cansaço, dor no peito e desmaios. Hoje em dia, o tratamento da doença passa pelo implante de uma nova válvula cardíaca, através de um cateter introduzido por uma artéria (geralmente na virilha), sem necessidade de parar o coração.

 

Mais informações no site oficial da campanha.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview