Doentes e médicos de referência de toda a Europa ajudaram na elaboração deste livro, que pretende ajudar na compreensão da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), um tipo de doença pulmonar obstrutiva caracterizada pela diminuição prolongada do calibre das vias aéreas respiratórias e destruição do tecido pulmonar. Para além disso "chamar a atenção para o número elevado de pessoas que ainda não conhece esta doença, o que, na maior parte dos casos, poderá dificultar o diagnóstico precoce da DPOC e consequentemente o seu tratamento”, é outro dos objetivos, como explica em comunicado Isabel Saraiva, vice-presidente da RESPIRA.
“O livro “Dicionário para doentes com DPOC” é composto por várias ilustrações que pretendem demonstrar as experiencias e os sentimentos que as pessoas portadoras de DPOC apresentam relativamente a cada um dos sintomas. Será uma importante ajuda até para os cuidadores”, esclarece Isabel Saraiva.
A RESPIRA foi fundada em 2007 e é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que pretende contribuir para a prevenção e tratamento das Doenças Respiratórias Crónicas e ser um pilar na defesa dos interesses e direitos das pessoas com DPOC e outras doenças crónicas.