FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Café Memória Faz-se à Estrada”: projeto torna-se itinerante para conseguir chegar a todos
terça, 17 abril 2018 11:35
Depois de cinco anos de sucesso, o Café Memória torna-se itinerante e chega a comunidades onde não está ainda implementado. O lugar de encontro, destinado a pessoas com problemas de demência, ruma a Portimão já no próximo dia 20 de abril.

 

O projeto, que resulta de uma parceria entre Sonae Sierra, Alzheimer Portugal, Fundação Montepio, Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, lança agora uma nova vertente. O objetivo é conseguir percorrer as estradas portuguesas e conseguir chegar àqueles que vivem foram dos centros urbanos.

 

O “Café Memória Faz-se à Estrada” faz uma primeira paragem no Museu de Portimão, Algarve, dia 20 de abril, entre as 17h00 e as 19h00. Apesar de ainda não terem datas definidas, as próximas visitas irão ser feitas em Mirandela e Peniche. Tal como acontece no Café Memória, as sessões itinerantes têm uma duração de duas horas, acontecendo em dias úteis e sábados. Da mesma forma, a participação é gratuita.

 

“É com enorme entusiasmo que lançamos esta nova vertente do Café Memória, dando resposta a vários pedidos que têm surgido para chegarmos mais longe e a mais pessoas. Mais um passo importantíssimo para a Alzheimer Portugal que não teria sido possível sem o apoio dos nossos parceiros”, declara o presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira.

 

“É com grande orgulho que lançamos uma nova iniciativa no âmbito do Café Memória. Este projeto tem vindo a manifestar uma relevância notória em todas as comunidades onde já estamos presentes. Com esta nova vertente itinerante pretendemos alargar as ações de sensibilização para a problemática das demências a um número cada vez maior de pessoas”, afirma a diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Sonae Sierra, Elsa Monteiro.

 

O Café Memória foi criado em 2013 com o propósito de fazer chegar às comunidades uma intervenção na área das demências complementar à resposta técnica. Atualmente, está presente em 18 locais diferentes, contando com o contributo de mais de 60 entidades parceiras, nacionais e internacionais. 

 

Para além de se direcionar aos doentes com problemas de demência, o projeto abrange também os familiares e cuidadores destas pessoas, num espaço de partilha de informação, experiências e suporte mútuo, enquanto são acompanhados por profissionais de saúde ou ação social e voluntários. O grande objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas famílias vivem, sensibilizando, ao mesmo tempo, as comunidades locais para a importância do tema das demências e tentando desmistificar a doença.

 

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview