FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Chef e nutricionistas juntam-se em wokshop de culinária para doentes hemato-oncológicos
sexta-feira, 04 maio 2018 10:17

Na próxima quarta-feira, dia 9 de maio, vai decorrer o “Workshop – culinária em doenças hemato-oncológicas”, onde o chef Pedro Sommer e nutricionistas vão ensinar doentes hemato-oncológicos a cozinhar com mais sabor mediante as suas necessidades e restrições alimentares. A iniciativa, organizada pela Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), vai realizar-se no Novotel, em Lisboa, entre as 15h00 e as 18h00.

 

“Ter hábitos alimentares saudáveis e uma nutrição adequada é fundamental para ajudar a atenuar os efeitos dos tratamentos e a reforçar o sistema imunitário dos doentes hemato-oncológicos”, explica a Dr.ª Diana Alexandre, nutricionista especialista em nutrição em doenças hemato-oncológicas. “Este tipo de iniciativas, em que conseguimos mostrar na prática, através de pratos fáceis de elaborar e ao mesmo tempo nutritivos, aquilo que dizemos todos os dias aos nossos pacientes e cuidadores, são muito importantes para que as pessoas percebam que não é assim tão difícil cozinhar com restrições alimentares”.

Iniciando com uma componente teórica orientada pelas Dr.ªs Diana Alexandre e Inês Correia, ambas nutricionistas do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, o Workshop vai também incluir uma parte prática, ministrada pelo Chef Pedro Sommer.

“Para a preparação deste workshop, recebemos previamente indicações por parte das nutricionistas do projeto e, tendo em conta as informações que recebemos a nível de alimentos que devem ser integrados ou retirados da dieta do doente hemato-oncológico, o Chef Pedro Sommer elaborou uma ementa nutritiva, mas ao mesmo tempo saborosa e apetecível aos olhos”, afirma a coordenadora de formação da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, Maria João Caldeira.

O presidente da APCL, o Prof Doutor Manuel Abecasis, refere ainda que “os tratamentos para as doenças oncológicas podem provocar diversos efeitos secundários, cujos sintomas podem ser melhorados graças a uma alimentação cuidada, favorecendo assim a recuperação dos doentes hemato-oncológicos. Assim, é com o objetivo de promover a qualidade de vida daqueles que nos procuram que a APCL promove esta iniciativa”.

O workshop, de entrada livre, mas com lugares limitados, destina-se a doentes hemato-oncológicos, cuidadores e profissionais de saúde. As inscrições podem ser feitas até ao dia 5 de maio, através do email geral@apcl.pt ou pelo telefone 213422205.

a67e9d105d87a83c2081372f8c241cc4 XL 0aa10

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview