FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Ansiedade antes dos exames pode ser sinal de fobia social
quinta-feira, 07 junho 2018 10:30

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC) lança hoje, 7 de junho, a campanha “Supera a Fobia Social”, uma iniciativa que pretende sensibilizar os estudantes do ensino secundário e superior para esta condição mental que afeta cerca de 7,1% da população mundial. Esta iniciativa decorre durante o mês de junho nas redes sociais.

 

“Mais do que consciencializar, esta campanha tem como objetivo diminuir o insucesso escolar que pode eventualmente ser causado por esta doença, a qual se carateriza pela manifestação de episódios de ansiedade recorrentes em contextos como apresentações e exames orais, ou na realização de trabalhos de grupo”, explica Joaquim Cerejeira, diretor clínico da UPPC.

 

É por isso importante, acrescenta o psiquiatra, “que haja um diagnóstico atempado, de forma a evitar que esta doença condicione a autonomia e qualidade de vida do estudante, ao afetar a sua capacidade de agir, de falar, ou de pensar”.

 

A fobia social consiste no medo intenso da interação social, que se traduz em elevados níveis de ansiedade sempre que o indivíduo se encontra num ambiente em que tem de se relacionar com outrem, seja individualmente ou em grupo. Entre os sintomas mais frequentes estão o medo persistente (de ser julgado/a, das atenções, etc.), a necessidade irracional de fuga, o isolamento, a baixa-autoestima e a preocupação constante. Para além destes, alguns sintomas físicos também podem surgir, tais como o rosto corado, tremores nas mãos, transpiração, tensão muscular, falta de ar, urgência urinária ou úlcera nervosa.

 

Após o diagnóstico, o indivíduo é submetido a um tratamento que envolve uma abordagem cognitivo-comportamental, que cruza um trabalho de psicólogos e psiquiatras. Em casos menos graves, o acompanhamento psicológico pode ser suficiente para ajudar a lidar com o problema e a gerir a ansiedade. Já nos restantes casos, a farmacologia torna-se uma opção a considerar.

 

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra tem por missão contribuir para o bem-estar da população através da oferta de cuidados de saúde, de atividades de formação e de investigação, na área da Psiquiatria e saúde mental, de acordo com padrões de referência internacionais. 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview