FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
IPST e MAR Shopping Matosinhos juntos em ações de solidariedade de recolha de sangue
quarta-feira, 20 junho 2018 10:10

Este ano, a unidade móvel do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) volta a marcar presença no MAR Shopping Matosinhos, mais precisamente no parque de estacionamento exterior, junto à entrada MAR, para ações de recolha de sangue. A primeira de três iniciativas tem lugar já no próximo dia 22 de junho, sexta-feira, entre as 14h00 e as 19h00.

 

Este é um projeto que resulta de um apelo solidário para dar sangue das duas entidades, que pretende chegar, sobretudo, aos mais jovens, sensibilizando-os para a necessidade de ajudar os bancos nacionais a manterem níveis de reservas sustentáveis e sublinhando que este é um gesto que pode salvar vidas.

O verão é uma das alturas mais críticas em termos de necessidade de sangue, quando se verifica geralmente uma quebra nas dádivas. Como tal, impõe-se haver um maior stock de reservas nos hospitais. De acordo com dados do IPST, em 2017 registaram-se 324 mil dádivas, menos 10 mil que em 2016, daí o reforço da mensagem para existirem colheitas regulares.

“Portugal vai este ano aproveitar pela primeira vez o plasma das dádivas para medicamentos”, referiu o presidente do IPST, João Paulo Almeida e Sousa, no âmbito do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se celebrou no último dia 14 de junho.

“O sangue português é completamente seguro e os procedimentos de segurança, qualidade e vigilância das dádivas são seguidos à risca”, acrescentou.

Pelo sétimo ano consecutivo, o MAR Shopping Matosinhos e o IPST mantêm uma parceria da qual já resultarem aproximadamente 600 inscritos para recolhas de sangue. Até ao final do ano, estão agendadas mais duas colheitas, uma em agosto e outra em dezembro.

sangue capa dba9e

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview