FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Campanha "Vencer a Asma" promove rastreios na Assembleia da República
quarta-feira, 17 outubro 2018 16:15

A campanha “Vencer a Asma” está a promover uma iniciativa de sensibilização para a asma, com a realização de rastreios aos deputados portugueses. A ação, que inclui a realização do teste à função respiratória e o teste de controlo da asma, decorre ao longo do dia de hoje, dias 17 de outubro, até às 17h00, na Assembleia da República.

 

O principal objetivo da iniciativa é sensibilizar as entidades governamentais para a importância do diagnóstico precoce e do controlo da doença. Dados recentes revelam que o custo anual para o Estado português por criança com asma é de 929€ e de 708€ por adulto, valores que aumentam para o dobro quando falamos de doentes com a doença não controlada.

Sob o mote “Vencer a Asma, antes que a Asma o vença a si!”, a campanha pretende alertar o doente asmático para a valorização dos seus sintomas e para a importância da vigilância médica, com vista a uma melhoria da gestão e do controlo da doença, tendo como fim a melhoria da qualidade de vida.

A asma é uma doença crónica, que está sempre presente. Um ataque de asma, ou a sua agudização, corresponde a um agravamento súbito dos sintomas e pode ser imprevisível. O cansaço, a tosse e as noites mal dormidas não têm apenas impacto nas limitações do dia-a-dia, mas são um fator de risco para crises de asma e um maior número de idas às urgências e hospitalizações. Em Portugal existe um milhão de asmáticos e cerca de metade não tem a sua asma controlada.

A campanha “Vencer a Asma” é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Asmáticos, Fundação Portuguesa do Pulmão, Grupo de Estudos Respiratórios da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Associação Nacional de Farmácias e da GlaxoSmithKline (GSK).

Mais informação sobre a campanha Vencer a Asma em www.venceraasma.com.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview