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Milhares de portugueses juntos em vídeo de sensibilização para mostrar que falar de cancro da mama é falar de “Tempo para Viver”
quarta-feira, 31 outubro 2018 10:47

“Tempo para Viver” é o mote da campanha que, ao longo deste ano, passou por oito diferentes locais do país, para incentivar a população a juntar-se pela sensibilização para a discussão sobre o cancro da mama. Foi desenvolvido um vídeo que reúne o rosto de cerca de três mil pessoas, entre anónimos e figuras públicas, com o objetivo de alertar os portugueses para a doença e convidá-los a darem um pouco do seu tempo através da divulgação do vídeo nas suas redes sociais.

 

Júlia Pinheiro, Bento Rodrigues, Daniel Oliveira, João Moleira, Marta Atalaya, Andreia Rodrigues, Carlão, Inês Folque, Liliana Campos e Francisco Pedro Balsemão foram algumas das caras conhecidas que se juntaram a este projeto.

“Estas campanhas de sensibilização assumem um papel muito importante junto da comunidade com cancro da mama e o facto de permitir às pessoas participarem na campanha, através de uma fotografia, é uma ideia excelente. A população gosta de ser envolvida nestas causas, uma vez que tem sempre um familiar ou um amigo próximo que está a passar pela experiência do cancro”, afirma Tamara Milagre, presidente da associação Evita – Cancro Hereditário, uma das associações de doentes que se juntou à campanha.

Paralelamente, a campanha “Tempo para Viver” promoveu uma exposição itinerante, onde partilhou os rostos de mulheres com cancro da mama metastizado em vários hospitais do país e também na estação de metro da Casa da Música, no Porto.

“Esta iniciativa reforça o compromisso da Novartis com os doentes e seus familiares dando a oportunidade de partilharem a sua visão sobre a importância do tempo nas suas vidas. Trata-se de um projeto que visa mobilizar os cidadãos para uma causa, cujos resultados nos enchem de orgulho. Hoje, são cada vez mais as mulheres com cancro da mama que têm qualidade de vida e isso inspira-nos diariamente a dedicar toda a nossa energia a encontrar formas de melhorar a vida dos doentes oncológicos”, afirma Cristina Morgado, diretora da Unidade de Oncologia da Novartis em Portugal.

“Temos vindo a assistir a uma mudança do paradigma no tratamento do cancro da mama e, de acordo com os testemunhos dos doentes e famílias, temos a consciência de que o fator tempo é crucial. Desta forma, o compromisso da Novartis passa pela disponibilização de tratamentos inovadores capazes de prolongar e melhorar a vida das pessoas com cancro”, conclui a especialista.

A campanha #Tempo para Viver” é uma iniciativa da Novartis que conta com o apoio das Associações Evita – Cancro Hereditário, Amigas do Peito e Associação Mulheres com Patologia Mamária, estando inserida na campanha internacional #MyTimeOurTime. Na primeira fase da campanha, mulheres portuguesas relataram em vídeo a forma como lidam com o tempo e explicaram de que forma o cancro alterou a sua identidade e a sua forma de viver.

Assista aqui ao vídeo.

 

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