FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Farmácias Holon lançam iniciativa de sensibilização para a dor neuropática
sexta-feira, 02 novembro 2018 09:23

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se celebra a 14 de novembro, as Farmácias Holon lançaram campanha “Dor neuropática: há muitas formas de a sentir” de sensibilização para a problemática. A dor neuropática resulta de uma lesão ou de uma doença que afeta o sistema nervoso sensitivo, em casos de, por exemplo, AVC, cirurgia e diabetes. Como tal, é importante esclarecer os principais sintomas e chamar a atenção para eles, nomeadamente, formigueiro, dormência, picada, queimadura e choque elétrico.

 

“A dor neuropática tem impacto em muitos aspetos da vida das pessoas com dor crónica e das suas famílias: ansiedade, depressão, perturbações do sono, perda de capacidade para atividades diárias, com diminuição da qualidade de vida, absentismo laboral, reformas antecipadas e custos elevados com os cuidados de saúde”, alerta Beatriz Craveiro Lopes, anestesiologista, fundadora e diretora da Unidade Dor do Hospital Garcia de Orta (HGO).

As Farmácias Holon têm um papel interventivo na prevenção da doença, na promoção da saúde, no aconselhamento acerca da melhor gestão deste tipo de condição e, muito importante, no acompanhamento das pessoas com doenças crónicas.

“Queremos que as pessoas com dor neuropática crónica se sintam apoiadas, mais esclarecidas e que possam encontrar no seu farmacêutico um ponto de apoio. Não é fácil saber que se sofre de dor e que é para sempre”, afirma Maria João Mendes, farmacêutica.

“Escolhemos o Dia Mundial da Diabetes para lançar esta campanha, pois muitas pessoas sofrem de dor neuropática associada a situações comuns como a diabetes. É importante aumentar a literacia, pois isso melhora o comportamento e atitude perante a dor, com melhor adesão à terapêutica e consequente impacto positivo nos resultados terapêuticos”, acrescenta.

Os folhetos informativos estão programados com a tecnologia Layar, que permite ver os conteúdos em realidade aumentada. Para tal, basta descarregar a aplicação Layar para o telemóvel e ficar a conhecer mais esta doença, que ainda está subdiagnosticada em Portugal.

A Campanha “Dor Neuropática: Há muitas formas de a sentir” poderá ser vista nos suportes de comunicação das farmácias, como folhetos informativos, Mupis, a Holon TV, na Revista H e nas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Dor neuropática

A dor neuropática afeta cerca de 6,9 a 10% da população em geral e tende a aumentar com o envelhecimento, mas permanece subdiagnosticada.

A dor neuropática e as comorbilidades associadas comprometem a qualidade de vida do doente e a sua capacidade de agir:

- Alterações do Sono: 44% das pessoas com esta patologia sentem dificuldade em adormecer ou acordam durante a noite e têm dificuldade em voltar a dormir.

- Perturbações do Humor: 59,2% sentem ansiedade ou depressão moderada a grave.

- Redução da Qualidade de Vida e Incapacidade Funcional.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview