FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Iniciativas
“Carros Sem Fumo” alerta mais de 140 mil crianças sobre os malefícios de fumar no interior de veículos
sexta-feira, 16 novembro 2018 09:58

Entre novembro de 2017 e junho deste ano decorreu a campanha “Carros Sem Fumo, uma iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) em parceria com o Automóvel Clube de Portugal (ACP). Esta teve como objetivo alertar a população infantil para o impacto nocivo de fumar no interior de viaturas. No total, o projeto chegou a 141 mil alunos de 250 instituições de ensino e respetivos agregados familiares.

 

A iniciativa apela a um comportamento responsável em torno do consumo do tabaco dentro do automóvel, com especial preocupação no impacto que este ato tem sobre crianças e idosos.

Para além de ações de sensibilização nas escolas, envolveu também a distribuição de folhetos e autocolantes para carros, bem como a divulgação nos canais de comunicação do ACP e da LPCC, focando-se nas crianças como veículos influenciadores junto dos pais.

No final, o ACP realizou um estudo entre os seus associados, no ano passado, que evidenciou que ainda existe muito trabalho por fazer na sensibilização dos portugueses para a redução do consumo de tabaco, em particular quando se deslocam de carro.

Um dos principais resultados deste estudo revela que 90% dos inquiridos desconhecem que o nível médio de partículas tóxicas libertadas pelo tabaco, numa viagem de carro, e que são respiradas pelos ocupantes, é cinco vezes superior à média das partículas tóxicas no ar, mesmo nas cidades mais poluídas. Por sua vez, mais de 50% dos fumadores afirmaram fumar dentro da sua viatura.

Também mais de 10% dos inquiridos deslocaram-se, pelo menos uma vez, nos 30 dias anteriores ao inquérito, numa viatura em que esteve alguém a fumar na presença de um não fumador. Contudo, apenas 20% dos inquiridos sabem que 85% do fumo passivo é invisível e sem odor.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview