A campanha “Portugal Dança Vs MS” foi lançada para promover a integração social e valorizar as capacidades das pessoas com esclerose múltipla, mostrando que todos somos livres para dançar e viver. Esta campanha já foi alvo de várias partilhas solidárias nas redes sociais por parte de figuras públicas nacionais ligadas à dança e ao mundo das artes cénicas, como Diogo Faro, Fernando Daniel, Fausto Bellucci, João Cajuda, Miguel Costa, Mariana Monteiro, Joana Seixas e Mafalda Castro.
No dia do evento, todas as participações, enviadas para a SPEM, vão ser avaliadas por um grupo de cinco jurados, entre eles os apresentadores Helena Isabel e Pedro Fernandes da TVI e RTP1, respetivamente.
A campanha consistiu em quatro coreografias ao som da música dos HMB – Naptel Xulima, que foram adaptadas às diferentes capacidades motoras das pessoas com a doença, e que estão disponíveis para todos no Youtube. O objetivo foi convidar todas as pessoas do país, entre doentes, cuidadores, familiares e comunidade em geral, a conhecer um pouco mais sobre a esclerose múltipla, e, através do ritmo da dança, ajudar a quebrar preconceitos e a ultrapassar os pensamentos amargos.
Lançada em setembro pela SPEM, contou com o apoio do Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. 2018 e da Sanofi Genzyme.